11:28O Paraná e a gestão do turismo

por  Pedro Guerra*

 

O mundo despertou para a alavanca de desenvolvimento econômico e social que representa o Turismo. Precisamos acordar o Paraná, belo e rico como poucos. Sua riqueza natural, cultural e histórica precisa ser difundida e exaltada. O Brasil e o mundo nos conhecem muito pouco, além da nossa Cataratas.

 

O que dizer do “Caminho de Peabiru”. Primeira rota a ligar os oceanos Pacífico e Atlântico e que cruzava exatamente o Paraná. Foi construída pelos nativos indígenas por volta de mil e quinhentos anos antes da chegada dos colonizadores europeus. Depois as missões jesuíticas tão atuantes por aqui e fundamentais para a consolidação das nossas fronteiras nacional. O tropeirismo que gerou riquezas e povoou do Sul ao norte. O sangrento e histórico “Cerco da Lapa” que concedeu ao Marechal Floriano o tempo necessário para consolidar o exército da república e impedir a divisão do Brasil. Por fim, os diversos movimentos migratórios de italianos, alemães, poloneses, ucranianos, japoneses e tantos outros tão importantes para a solidificação da nossa cultura.

 

Temos a maior reserva de mata atlântica do mundo, o sexto maior cânion, o Guartelá. Os belos e imponentes arenitos dos Campos Gerais, o segundo maior salto do Brasil, o São Francisco. O Estado visto do céu é como uma ilha, rodeado de rios, lagos, represas e saltos. A beleza inigualável da Ilha do Mel. Quantos parques e reservas florestais. Além de uma capital modelo para o mundo. E se não bastasse, se não a maior, uma das maiores riquezas naturais da humanidade, a nossa Cataratas do Iguaçu. E quantas outras riquezas aqui não nomeadas ?!

 

Precisamos iniciar uma gestão voltada a estruturação dos espaços. Criar mecanismos de gestão voltados ao uso pela sociedade e que certamente trará grande quantidade de recursos e desenvolvimento para o estado. De nada adianta toda essa nossa riqueza se não prepararmos seu uso adequado pelos cidadãos.

 

Estamos organizando como modelo de gestão o investimento no Parque Estadual de Vila Velha que este ano completa 60 anos. Precisamos construir rapidamente nosso terminal turístico de passageiros no litoral para recebermos navios de passageiros. Quem não gostaria de conhecer as cataratas, visitar nossa capital modelo e embarcar num transatlântico no litoral ?!. Quanta riqueza não traríamos ao nosso estado?!. São sugestões e iniciativas que precisam ser estudadas e melhoradas mas é na gestão das estruturas e do atendimento que precisamos nos focar.

 

Uso como exemplo dois casos muito conhecidos no mundo. A Croácia, que após um cruel período de guerra, que arrasou o país até o fim dos anos 80, se voltou ao turismo como alavanca de desenvolvimento econômico e social e o Oriente médio que prevendo a escassez do petróleo, seu maior recurso natural, se voltou ao turismo como principal alternativa de crescimento. Dois exemplos, um na escassez e outro na abundância de riquezas. Demonstração de que basta planejar para conseguirmos elevar o Paraná ao patamar turístico que ele merece estar.

 

*Deputado federal pelo PSD

Compartilhe

Uma ideia sobre “O Paraná e a gestão do turismo

  1. Alexandre

    Conheço o Pedro há anos e sei desse compromisso dele com o Paraná. Ele sempre disse que o Paraná precisa ser mais respeitado pelo Brasil e que o Brasil conhece pouco o Paraná. Fico feliz de saber que ele chegou lá e continua com o mesmo pensamento. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.