19:12De Sordi, adeus

Da Folha.com

 

Campeão mundial de 1958, ex-lateral De Sordi morre no Paraná

 

O ex-lateral da seleção brasileira e do São Paulo Nilton De Sordi morreu aos 82 anos neste sábado, em Bandeirantes, no Paraná, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

De Sordi sofria de Mal de Parkinson e seu quadro piorou havia cerca de 40 dias, quando ele caiu em sua casa com seu andador e bateu a cabeça. Ele ficou internado por 15 dias, até ser liberado.

Desde então, o estado de saúde do ex-jogador piorou, segundo familiares. Ele parou de vez de andar, falar e passou a precisar de ajuda para se alimentar.

A saúde de De Sordi voltou a se agravar na última segunda-feira, quando ele voltou a ser internado, com suspeita de pneumonia. Ainda segundo a família, o ex-lateral teve complicações em outros órgãos até morrer às 16h30 deste sábado.

Nascido em 1931, De Sordi iniciou a carreira no XV de Piracicaba. Em 1952, ele foi para o São Paulo, onde conquistou as edições de 1953 e 1957 do Campeonato Paulista.De Sordi foi campeão mundial em 1958 com a seleção brasileira. Embora tenha participado de toda a campanha do mundial sueco, ele ficou fora da final por causa de uma lesão. Djalma Santos, morto no final de julho, foi seu substituto.

“Ele foi um dos laterais mais difíceis que eu enfrentei. De Sordi era vigoroso, chegava duro, mas não era desleal. Ele era forte e não muito alto. Por isso, a gente chamava ele de ‘Tourito’. Foi um grande marcador”, conta Pepe, ex-jogador do Santos e que também esteve no Mundial da Suécia.

“Eu não gostava de jogar contra ele não [risos]. Ele era um jogador difícil da gente enganar, não tinha como”, relembra Zito, outro companheiro campeão do mundo em 1958.

De Sordi disputou 543 jogos com a camisa do time tricolor e ficou até 1965. Ele encerrou a carreira no União Bandeirante-PR no ano seguinte. O São Paulo emitiu uma nota lamentando a morte do ex-atleta.

“O São Paulo se solidariza com amigos e familiares, pesaroso pela perda de um grande ídolo.”

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.