9:04Neo-realismo no shopping

Do jeito que veio: 

 

Entre os dias 01/08 e 06/09/13 o Cine Omar em parceria com seu curador e crítico de cimena Marden Machado exibem uma seleção de obras cinematográficas em homenagem ao Neo-realismo Italiano e seus diretores mais consagrados.

Como abertura da mostra, dia 01/08, Marden Machado, juntamente com Hugo Mengarelli (Professor UFPR) e Paulo Camargo (Jornalista Gazeta do Povo) promoverão um bate-papo ao vivo no Cine Omar sobre o movimento, seus diretores e suas obras. O encontro começa às 19h. Depois será exibido um documentário sobre a vida e obras de Roberto Rossellini.

Os ingressos são gratuitos e limitados.

Confira abaixo a programação da mostra e regulamento de participação:

01/08 – DEBATE SOBRE O NEO-REALISMO ITALIANO E EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE ROSSELLINI
02/08 – OBSESSÃO (Ossessione – 1943) Luchino Visconti
05/08 – ROMA, CIDADE ABERTA (Roma, Città Aperta – 1945) Roberto Rossellini
07/08 – PAISÀ (Paisà – 1946) Roberto Rossellini
09/08 – ALEMANHA, ANO ZERO (Germania, Anno Zero – 1948) Roberto Rossellini
12/08 – A TERRA TREME (La Terra Trema – 1948) Luchino Visconti
14/08 – O AMOR (L’Amore – 1948) Roberto Rossellini
16/08 – LADRÕES DE BICICLETAS (Ladri di Biciclette – 1948) Vittorio De Sica
19/08 – ARROZ AMARGO (Riso Amaro – 1949) Giuseppe De Santis
21/08 – MILAGRE EM MILÃO (Miracolo a Milano – 1951) Vittorio De Sica
23/08 – UMBERTO D. (Umberto D. – 1952) Vittorio De Sica
26/08 – BELÍSSIMA (Bellissima – 1952) Luchino Visconti
30/08 – A ESTRADA DA VIDA (La Strada – 1954) Federico Fellini
02/09 – O GRITO (Il Grido – 1957) Michelangelo Antonioni
04/09 – NOITES DE CABÍRIA (Le Notti di Cabiria – 1957) Federico Fellini
06/09 – ROCCO E SEUS IRMÃOS (Rocco e i Suoi Fratelli – 1960) Luchino Visconti

*As exibições começam sempre às 19hs. Os ingressos devem ser retirados obrigatoriamente e pessoalmente em nosso balcão de informações (1 ingresso por pessoa presente na hora da retirada) mediante cadastro;
*Os ingressos serão distribuidos apenas para a sessão seguinte em cartaz. Não serão entregues ingressos para mais de uma sessão ao mesmo tempo.

*Sujeito à lotação de 25 lugares por sessão.

Pipoca e estacionamento grátis para espectadores do Cine Omar durante o período do filme.
mais informações:
41-3016-3400

SERVIÇO:

ALEXANDRE GASPARINI (assessoria de comunicação Shopping Omar)

41-9641-9861

Sobre o Neorealismo:

Neorrealismo italiano foi um movimento cultural surgido na Itália ao final da segunda guerra mundial, cujas maiores expressões ocorreram no cinema. Seus maiores expoentes foram Roberto RosseliniVittorio De Sica e Luchino Visconti, todos fortemente influenciados pelos filmes da escola do realismo poético francês.

O cinema neorrealista italiano caracterizou-se pelo uso de elementos da realidade numa peça de ficção, aproximando-se até certo ponto, em algumas cenas, das características do filme documentário. Ao contrário do cinema tradicional de ficção, o neo-realismo buscou representar a realidade social e econômica de uma época.

O marco inicial do movimento é o lançamento do filme de RosselliniRoma, città aperta (19441945), rodado logo após a libertação de Roma, nitidamente influenciado pelo realismo poético francês. A “paternidade do termo” é de dúbia possibilidade: a primeira diz que seria de Umberto Barbaro quando chamou de “neorrealístico” o filme Ossessione , do qual havia sido montador; e a outra possibilidade atribui o termo a Mario Serandrei, quando este usou o termo em uma resenha do filme Quai des Brumes.

Apesar de Roma… ter marcado o início do movimento, o primeiro filme daqueles dias é o documentário Giorni di Gloria, de Giuseppe de SantisMarcello PaglieroMario Serandrei eLuchino Visconti), que traz cenas reais alternadas com cenas reconstituídas da ocupação nazi-fascista. Porém o filme foi exibido depois de Roma….

O Neorrealismo italiano, por características comuns entre as obras e por uma ideologia difundida entre seus realizadores, tanto estética quanto política, constitui um “estilo de época” do Cinema. Teve lugar e tempo na Itália do final da Segunda Grande Guerra, em processo de “libertação” do regime fascista, como veículo estético-ideológico da resistência. Hasteava a bandeira da representação objetiva da realidade social como forma de comprometimento político. Seu período mais produtivo e significativo ocorreu entre 1945 e 1948.

Seus temas protagonizados por pessoas da classe operária imersas em um ambiente injusto e fatalista, sempre encontrando a frustração na eterna busca por melhores condições de vida, foram trazidos por influência do realismo poético francês.

Apesar de haver um certo consenso quanto às suas características, não existe uma delimitação exata quanto ao período de duração do movimento. Seguindo o paradigma observado na maior parte dos estilos estéticos da História da Arte e do Cinema, o nascimento dessa corrente aconteceu gradualmente, levando algum tempo até que se observasse o aparecimento de um filme genuinamente neo-realista. E, da mesma forma, sofreu uma decadência paulatina, sem um ponto delimitado de começo ou fim.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.