10:19MST faz protesto em Lindoeste

O MST do Paraná informa:

 

Trabalhadores Sem Terra realizarão ato de protesto contra leilão da Fazenda Gasparetto exigindo que a área seja destinada à Reforma Agrária no Paraná

 

Cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizarão, a partir das 10h00 da manhã dessa segunda-feira (22/07), ato de protesto na frente da Fazenda Gasparetto, localizada a três quilômetros de Lindoeste, no oeste do Paraná. O objetivo é exigir o cancelamento do leilão público da área, previsto para acontecer hoje em Goiânia (GO), e reivindicar a destinação da propriedade para à Reforma Agrária.

A fazenda com área de 405,95 hectares (167,75 alqueires) se transformada em assentamento vai gerar trabalho e renda para famílias acampadas que vivem atualmente em baixo de barracos, movimentará a economia da região, aumentará a produção de alimentos saudáveis, baratos, respeitando o meio ambiente. Sendo leiloada, apenas uma pessoa se beneficiará aumentando ainda mais a concentração de terra no estado e no país.

No Paraná aproximadamente 6 mil famílias ainda vivem em acampamentos, sendo que só na região oeste são cerca de 500 famílias

Histórico
Em 2007, 120 pessoas que integravam o Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MSTL) ocuparam a área, e em menos de 24 horas os trabalhadores foram despejados por seguranças da empresa NF Segurança, contratada pelo presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná (SRO), Alessandro Meneghel. Meses depois da desocupação ilegal, a mesma empresa contratada por Meneghel realizou a desocupação da Syngenta, assassinado o integrante do MST, Valmir Motta de Oliveira (Keno).

Compartilhe

Uma ideia sobre “MST faz protesto em Lindoeste

  1. Estanislau - Livre Pensador na Terra dos Desbochados.

    Mas uma Fazenda *****grilada…..

    *****Grilagem é a invasão de terras devolutas ou que pertençam a outras pessoas e não sejam ducumentadas.
    A origem do termo grilar é que é muito interessante. Como antigamente poucas pessoas possuiam a escritura de seus terrenos, alguns mal intencionados diziam ser donos das terras alheias, para isso procediam da sequinte maneira: Faziam um ducumento de posse, punham a data de mais de trinta anos nele e, para envelhecer o papel colocavam GRILOS sobre ele. Esse inseto libera uma substância que dá ao papel uma aparência muito mais antiga. Dessa forma muitas terras foram roubadas no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.