9:59O traço de Lerner

O ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner é contra a construção do metrô em Curitiba, mas está mais do que enfronhado nos projetos de mobilidade urbana da capital. Além do projeto do tal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cujo traçado original tem chance de ser viabilizado junto com o do metrô, catapultando a fama de modernidade que ele cataliza como um dos responsáveis, Lerner traçou planos de interligação que abrangem todas as regiões e que poderão ser implantados num futuro não muito distante. Tais planos estão na Secretaria de Planejamento.

Compartilhe

9 ideias sobre “O traço de Lerner

  1. jeremias

    Lerner é o maior culpado pelo atraso do transporte público em Curitiba, Insistiu no ônibus nos anos 90 e nos condenou ao atraso. Se ele tivesse começado o metrô em 90, hoje já teríamos esse sistema atendendo a cidade de forma eficiente, como em todas as cidades importantes do mundo.

  2. leandro

    Tá aí um cara que não conhece Curitiba e vem falar bobagem. Primeiro o ônibus com se refere, quer dizer linhas do expresso. Segundo não foi em 90 e sim começou na década de 70, mais precisamente em 74, de pois antes disso já estavam desapropriadas e implantadas as vias necessárias ao transporte considerado de massa e ordenando o desenvolvimento da cidade nos eixos estruturais, se é que o comentarista sabe disso. Agora falar de culpa é no mínimo ignorância do planejamento de Curitiba, isso eu já falei num outro comentário que fiz. Muitas pessoas nasceram após tudo que tem aí feito e ouviram dizer algo e muitas vezes distorcido e julgam de forma errada o que tem em Curitiba sem saber o que existe e como foi feito. Tenho dito várias veze em tom de brincadeira que para conhecer Curitiba, a pessoa tem que saber de algumas coisa. 1º O que foi a guerra do pente. 2ºQuem fez e porque aconteceram os parques na cidade. só mais um Onde passa hoje o rio Belém. Se a pessoa souber no mínimo de pronto essas três perguntas aí poderemos começar a discutir a cidade re não falar ao vento o que o senhor Jeremias disse. Creio que essa pessoas nem sabem onde foi que começou a primeira linha do expresso e porque assim foi feito e o que significou a construção dos terminais de transporte e depois as estações tubo e por fim a cidade tem grande percentual de área disponível para o metrô ser implantado e assim perrgunto, por quê os demais Prefeitos não fizeram ?

  3. Cassio

    Leandro,
    Vai KGa. Não existe modal mais rápido e confortavel que Metro no mundo. Vc vem com esse papinho porque nao pega esse busao curitibano todo santo dia. Se o Lerner tivesse deixado a vaidade de arquiteto de lado e começado o metro lá nos anos 70 hoje O transporte do pováo não estaria essa M

  4. jeremias

    Conheço tudo Leandro. Lerner foi um ótimo prefeito nos 2 primeiros mandatos. No mandato de 1989 a 1992, ele errou ao insistir no ônibus. Ali já era evidente que esse sistema se esgotaria e a cidade precisaria do metrô no futuro próximo. Mas ele não quis abrir mão de sua criação. Se ele começasse o metrô, uma linha que fosse, todos os prefeitos seguintes teriam que dar continuidade, e hoje teríamos um sistema. Justamente por ser o grande personagem do transporte curitibano, o pecado de Lerner é gigante, porque ele errou na sua maior especialidade.

  5. Guilherme R. Leonel

    Eu ia postar comentário falando sobre o conhecimento do tal Jeremias acerca do assunto. Ia dizer que ele entende tanto disso como o Zé da Bíblia entende de física quântica, mas fui superado na rapidez pelo Leandro. Agora pouco me resta a acrescentar, a não ser uma recomendação: Jê: o mínimo que se espera de quem frequenta este ambiente é um pouco de noção das coisas.

  6. leandro

    Pô ! O tal de Cassio já apelou. Mas isso é coisa de quem não conhece nada, tenta aprender, ouviu dizer e esqueceu 50%. Bom Primeiro o cara precisa saber o que está falando, eu respondo com a mesma pergunto e porque os outros Prefeitos que sucederam Jaime Lerner não fizeram o metrô? Será que financeiramente era inviável, tecnicamente também. Só quero lembrar que 90% do trajeto do metrô estava pronto desde 1973 até 1992, tudo isso feito nas gestões do Jaime Lerner.
    Se os caras aí não sabem que se informem ou peçam para o ZB marcar que eu informo ou ainda se não acreditarem vão ao IPPUC e pesquisem, mas não digam bobagens porque quem diz bom dia para cavalo é maluco ou burro!

  7. leandro

    Tenho que reconhecer que errei ao omitir o Saul Raiz neste processo das vias públicas para o sistema de transporte em Curitiba, pois foi Prefeito nos anos 70, de 75 a 78, com grandes obras. Só lembro aos que não tem conhecimento que grande parte das vias que floram já implantadas e isso é fato, são apropriadas para o traçado de linhas de metrô ou outro tipo de transporte de massa como o VLT, o que minimiza os custos de desapropriações e são essas e outras informações que as pessoas precisam saber para discutir e não falarem bobagens se não fica a mesma coisa sem pé nem cabeço. Mas se quiserem outras informações procurem o Z B que ele sabem bem o que digo ou vão ao IPPUC e se informem sobre o planejamento urbanos e o sistema viário e transporte da cidade, como, porque e quem o concebeu e executou desde o princípio. Também digo que tem mais incluída nesse processo e são os anônimos que participaram das transformações da cidade e tem conhecimento de causa e podem falar com autoridade e conhecimento de causa e não ficar dizendo besteira.

  8. Juca

    Agora só falta essa turma condenar o Jaime Lerner como culpado de ter tanta gente em Curitiba. devido a industrialização quando da implantação da Cidade Industrial de Curitiba, do “modal” como disseram, do transporte, da industrialização do Paraná. Hô! Pessoal isso é uma questão de visão de um planejamento a longo prazo e não um planejamento de gestão e sim de estado, Se a cabeça dessa turma pensar assim, poderíamos dizer que a culpa também é do Lula e Dilma que reduziram o IPI dos automóveis e daqui a pouco será deles também do consumo de energia porque reduziram o IPI dos eletrodomésticos. Parem com isso, Curitiba está aí como todoas as cidades , com seus problemas mas ainda é a melhor cidade do Brasil e quem não gostar pegue o avião ou ônibus e se manda daqui!

  9. arne saknussen neto

    O Jeremias e o Cássio estão “editando” a história. Nos anos 70 os militares priorizaram apenas os metrôs do Rio e São Paulo. Curitiba tinha pouco mais de 500 mil habitantes na época. Metrô, na mentalidade reinante da época, era coisa de grandes cidades. Naquela época nem cidades maiores como Belo Horizonte ou Salvador ( com mais força política, como sempre) construíram metrôs. Os anos 80 serão lembrados como a década perdida, lembram? Não havia dinheiro para nada. Os buracos na nossa infraestrutura perduram até hoje. Os anos 90 marcam o fim da era Sarney e a aventura Collor. Alguma grande obra? Na casa da Dinda ou nas fazendas no Maranhão. Em 94 as coisas começaram a melhorar. E aí o Lerner já não era mais prefeito…Ok! Era governador. Mas lembram quanto tempo os senadores paranaenses – os irmãos Dias e o Requião – barraram o dinheiro federal do Paraná? Claro que não haveria dinheiro para metrô. Tudo isso para dizer que se o sistema bolado pelo sr. Lerner foi uma solução criativa e barata, compatível com os recursos da época. Se hoje ele está ultrapassado, é outra discussão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.