14:00Bancada do PMDB lamenta falecimento do Coronel Anselmo

Da assessoria de imprensa da Bancada do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná:

 

A bancada dos deputados estaduais do PMDB lamenta profundamente o falecimento, no final da madrugada desta quarta-feira (17), do coronel Anselmo José de Oliveira, ex-comandante da Polícia Militar do Paraná e ex-secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria. Ele tinha 46 anos e morreu vítima de um tumor no cérebro. “É uma perda que todos que o conheciam só têm a lamentar. O Coronel Anselmo sempre foi um ser humano digno, íntegro, leal e que fez por merecer o respeito de todos”, declarou o deputado Teruo Kato, líder da bancada do PMDB. O velório terá início às 15h na Capela da Polícia Militar localizada na Rua Santo Antônio, 231, entre as ruas Engenheiros Rebouças e Brasílio Itiberê, no bairro Rebouças, em Curitiba.

 

Biografia

Coronel Anselmo foi comandante-geral da Polícia Militar do Paraná de 5 de abril de 2008 a 14 de outubro de 2009, quando se afastou do cargo devido a problemas de saúde. Ele também foi subcomandante do Colégio da PM e subcomandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Academia Policial Militar do Guatupê.

 

Em 1997 comandou a Escola de Formação de Oficiais e no ano seguinte foi chefe de operações do Centro de Operações da Polícia Militar de Curitiba e Região Metropolitana.

 

No ano de 2000 comandou a 1ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar com sede em São José dos Pinhais. No ano seguinte, atuou como oficial de Planejamento Operacional do referido batalhão, que é responsável pela segurança nos municípios da região metropolitana de Curitiba.

 

A partir de 2003, assumiu a chefia da Casa Militar, onde desempenhava, cumulativamente, as funções de coordenador estadual de Defesa Civil, Patrulha Escolar Comunitária, Programa Bombeiro Comunitário.

 

Coronel Anselmo também acumulava a função de coordenador da Comissão Permanente de Defesa Civil do Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Em 2008, ele assumiu como comandante-geral da PM. (Com informações da Rádio Banda B)

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Bancada do PMDB lamenta falecimento do Coronel Anselmo

  1. Ivan Schmidt

    Conheci Anselmo José de Oliveira ainda tenente da Polícia Militar do Paraná, quando integrava o grupo de oficiais da Casa Militar do Governo do Estado, sendo um dos responsáveis pela segurança pessoal do governador Roberto Requião, em seu primeiro mandato. Em inúmeras viagens, como assessor de imprensa do governador, cruzei com o tenente Anselmo, a meu ver um dos oficiais que mais honrou o nome da corporação e o mais jovem a chegar ao comando geral da mesma, depois de ter chefiado a própria Casa Militar.
    Não se descarta que a ascendente carreira de Anselmo na PM, em grande parte, contou com a força da amizade que sempre teve com Requião. Anselmo era um oficial de hábitos e conduta morigerada, inteligente e prestativo. Um cavalheiro…
    Às vezes, até por ter mais idade, eu brincava chamando-o de “cabo” Anselmo…
    Pelo seu olhar perdido, me dava a impressão que sequer sabia de quem eu estava falando…
    A PM perde um oficial de escol. Meu profundo pesar e condolências à família Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.