17:01Caso Snowden e tragédia do voo 1907: dois pesos e duas medidas

da  Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907

 

 

O modo como as autoridades dos Estados Unidos tratam o caso de Edward Snowden é típico de como os critérios podem ser diferentes, dependendo dos interesses em jogo. Após revelar que o serviço secreto dos EUA espiona o que quer e onde quiser em qualquer lugar do planeta, Snowden passou a ser caçado como traidor, um criminoso contra seu próprio país.

O governo norte-americano tem mobilizado mundos e fundos para prendê-lo alegando estar agindo “em nome da lei”. O mesmo, infelizmente, não se pode dizer de outros casos, como o do voo 1907, da GOL, que terminou em setembro de 2006 com a morte das 154 pessoas à bordo do Boeing da companhia aérea. Mesmo condenados até agora em segunda instância pela negligência com que pilotaram o jato Legacy que bateu no Boeing, os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino permanecem pilotando nos Estados Unidos.

As autoridades norte-americanas até hoje se recusam a cumprir a sentença que os proíbe de voar por causa do desastre que causaram no Brasil. A situação é constrangedora, para dizer o mínimo: EUA e Brasil firmaram acordos para fazer cumprir as sentenças judiciais mesmo em solo estrangeiro. O que ninguém entende até hoje é porque essas mesmas autoridades que se mostram empenhadas agora em relação ao ex-espião Snowden, não agem também, “em nome da lei”, no caso do voo 1907 punindo os pilotos responsáveis pela tragédia.

Quem sabe, só mesmo lembrando do critério de “dois pesos e duas medidas” para tentar entender a hipocrisia e a omissão que guia as autoridades dos EUA quando se trata de fazer “justiça”.

A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, pouco depois da tragédia, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram e sofrem com a morte de entes queridos. A Associação busca a justiça em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal), para que os culpados pelo acidente sejam responsabilizados. É possível manifestar apoio seguindo o microblog Twitter no endereço @rosanegutjhar e também no Facebook em www.facebook.com/rosane.prgkeb?ref=ts. Mais informações pelo sitehttp://www.associacaovoo1907.com/?l=que, onde também é possível aderir ao abaixo-assinado.

 

 

 

Compartilhe

2 ideias sobre “Caso Snowden e tragédia do voo 1907: dois pesos e duas medidas

  1. Jorge Hardt Filho

    O caso é muito mais complexo. não há o paralelo. Na tragédia brasileira os controladores de voo também tiveram sua responsabilidade. Um erro não justifica o outro. O problema do Snowdem é interno, problema deles. A tragédia envolve alem de dois países, varios participantes e, desgraçadamente, o sofrimento inconsolável de muitas famílias.

  2. antonio carlos

    A justiça do Tio Sam não é nem cega nem surda, até pode ser muda, mas lá primeiro se atende o interesse nacional e depois é que se faz a justiça. Vide os presos de Guantánamo, tem gente presa a mais de 10 anos e sem culpa formada até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.