7:46A imprensa, a elite e as ratazanas

por João José Werzbitzki, o JJ

 

A elite, o jornalismo… e a realidade

 

 

Algumas pessoas criam carimbos, posicionamentos, slogans, sem pensar muito, como, por exemplo “A Imprensa da Elite” – que tenho visto em vários posts na web.

Bem, em primeiro lugar : não existe Imprensa da Elite.

A Imprensa serve para todos, inclusive de graça, com o jornalismo no rádio e na TV, nos jornais de bairro e de comunidade, nas revistas mais populares até as mais caras, chegando aos jornais que possuem equipes maiores de jornalismo. Maiores e mais qualificadas, oferecem informações mais amplas e detalhadas.

Falar em Imprensa da Elite é uma radicalização típica de quem é contra a Liberdade de Imprensa. E contra o poder da Livre Iniciativa e a Competência.

Os grandes jornais, TVs, revistas e redes de rádio do Brasil foram feitos com muita coragem, investimento e trabalho dos seus proprietários (mesmo nas concessões de rádio e TV, onde  se percebe facilmente quem tem mais competência).

Como em  tudo, Jornalismo é uma questão de competência.

Todos os principais órgãos da Imprensa brasileira cobriram exemplarmente, as manifestações populares contra o desgoverno petista. Primeiro, com cautela. Depois cobrindo tudo. E até exagerando na valorização do vandalismo (que era o que queriam os vândalos, financiados e organizados por alguém ainda não identificado…mas que será, em breve).

A Globo, inclusive, foi a única que noticiou, no primeiro dia de manifestações mais fortes em Brasília, a prisão de 4 funcionários da Presidência da República, com fonte da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, a qual, no dia seguinte, desmentiu o que havia informado por email, sem mais nem menos…o que merece ser investigado.

A voz das ruas foi ouvida, sim,  por todos, tanto que os políticos e senadores (malandros velhos) começaram a trabalhar, enquanto Dilma se perdia ainda mais ao tentar desviar a atenção do problema convocando um plebiscito (que não é função da Presidência, mas, sim, do Congresso Nacional).

Imprensa da elite não existe. Existe, talvez, uma elite brasileira melhor informada e uma maioria desinformada e alheia, ainda (como aqueles 48 milhões que vivem do Bolsa Família, por exemplo, ou composta por aqueles que muito pouco dinheiro têm, mesmo galgados à condição de não miseráveis por ganham mais do que 70 reais por mês).

Nas grandes cidades, há os jornais gratuitos, distribuídos nas esquinas e nos pontos de ônibus. Não dá para continuar desinformado.

Não vai ser fácil mudar este país, mas a Imprensa está sendo a grande caixa de ressonância das manifestações de rua.

Com certeza é a alavanca da mudança. Ninguém é obrigado a aceitar as informações de opiniões de uma revista, de um jornal, rádio ou TV, por isso se deve buscar informações em mais de uma fonte, para poder avaliar – raciocinando – qual se aproxima mais da realidade, da verdade, dos fatos.

Sem informação, comeremos pelas mãos do governo e da sua propaganda mentirosa (a qual, creio, deve ter sido uma das gotas d’água da explosão social que surgiu com a questão dos 20 centavos das passagens dos ônibus).

Com a internet, além dos meios tradicionais de mídia, o povo se informa, se une, se manifesta – certo ou errado, mas se manifesta.

E está mais do que claro que o Governo Dilma está perdido, na avaliação da Opinião Pública, que quer ver os Mensaleiros na cadeia, o Governo funcionando, com saúde, escola e segurança para todos, com as obras prometidas e nunca realizadas, sem roubalheira.

A Copa não é o problema do Brasil (é até uma solução, pelo que atrairá de turistas e de dólares para nosso país).

O problema é fazer o Governo (todos eles federal, estaduais e municipais) trabalharem como deveriam. Fazendo acontecer. Como o time do Felipão fez ontem, devolvendo o amor e o orgulho de ser brasileiro, pelo menos no futebol.

É pouco. Deveríamos ter orgulho do nosso país como um todo – sem miséria, sem fome, sem menores infratores, sem drogas, sem violência, com oportunidades de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional para todos. Isso o Jornalismo não pode realizar, pelo Governo – mas pode, deve e está fazendo com suas denúncias.

Se a Justiça não estivesse tão engessada por tantos recursos, bandoleiros como os do Mensalão já estariam atrás das grades e este exemplo serviria para afugentar as ratazanas que são o verdadeiro problema brasileiro.

Não é a Imprensa, o problema, como querem fazer crer alguns petistas e membros de outros partidos de esquerda e da base aliada do Governo,

O problema, amigos, são as ratazanas. Faz tempo.

 

* Publicado no blog do JJ http://www.blogdojj.com.br/

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.