6:23Tereza Urban, adeus

Da Gazeta do Povo

 

Morre aos 67 anos a jornalista e ambientalista Teresa Urban

Pioneira na cobertura de assuntos ligados ao meio ambiente, ela sofreu um infarto na madrugada de terça-feira e estava internada

 

A jornalista, ambientalista e escritora Teresa Urban morreu aos 67 anos na noite desta quarta-feira (26), na Unidade de Terapia Intensa (UTI) do Hospital Vita, em Curitiba, em decorrência de um infarto. Ela sofreu o problema cardíaco na madrugada de terça-feira (25) e estava internada.

A informação foi confirmada por amigos e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni, com quem Teresa vinha trabalhando recentemente. A jornalista, pioneira na cobertura de assuntos ambientais na imprensa brasileira, morreu por volta das 22h50 desta quarta-feira. Até o fim da noite não havia informações sobre o velório.

Política e meio ambiente

Teresa Urban nasceu em Curitiba, em 1946, e se formou em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi militante na Ação Católica e em grupos de resistência à ditadura militar, como a AP (Ação Popular) e a Polop (Política Operária). Presa no final da década de 1960, exilou-se no Chile entre 1970 e 1972. Mais tarde, disse ter sido torturada quando foi interrogada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos mais conhecidos agentes da repressão durante a ditadura militar brasileira.

Iniciou a carreira de jornalista na década de 1970. Trabalhou nas revistas “Voz do Paraná” e “Veja”, nas sucursais de “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil” em Curitiba e no jornal “Folha de Londrina”, onde foi diretora de redação.

Seu primeiro livro, “Boias-frias — Vista Parcial”, foi lançado em 1984. Desde então foram mais de 20 obras. Sua única obra de ficção, “Dez Fitas e um Tornado”, um suspense, foi lançado no mês passado(leia a matéria da Gazeta do Povo sobre o lançamento). Em 2011, foi uma das personalidades que conversaram com repórteres da Gazeta do Povo na série “Entrevistas”.

Em sua atuação na área ambiental, mapeou os remanescentes da floresta de araucárias no estado e desenvolveu projetos em conjunto com a Sociedade de Pesquisa da Vida Selvagem (SPVS) e as ongs SOS Mata Atlântica e Mater Natura. Ajudou a criar a Rede Verde de Informações Ambientais. Também atuou no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conam).

“Teresa, a Batista”: leia as declarações de Teresa Urban à série “Entrevistas”, da Gazeta do Povo

Assista ao vídeo com Teresa Urban feito para a série “Entrevistas”, da Gazeta do Povo

Compartilhe

2 ideias sobre “Tereza Urban, adeus

  1. marco sipinski

    Apagou-se a tenue lamparina que a ligava ao nosso plano e agora se projeta como estrela guia na causa ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.