12:45Sérgio Souza é relator de PEC que acaba com voto secreto de deputados e senadores

Da assessoria de imprensa do senador Sergio Souza:

O senador Sérgio Souza (PMDB/PR) é relator de uma das medidas que mais atendem ao clamor da sociedade brasileira na atualidade: o fim do voto secreto do parlamentar. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 20/2013, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que altera os artigos 52, 55 e 66, da Constituição Federal, para estabelecer o voto aberto, terminando com o voto secreto do parlamentar. A PEC tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e terá parecer favorável do senador, tão logo seja incluída na pauta de votações. Se for aprovada, ela será votada pelo plenário do Senado e depois segue para a Câmara dos Deputados. “Não há sentido em ocultar o voto do parlamentar nas sessões da Câmara dos Deputados, do Senado e do Congresso Nacional. A população precisa tomar conhecimento de como votou o político que ele ajudou a eleger. Nada mais justo que este cidadão possa fiscalizar suas ações e posturas através do voto aberto”, afirmou Sérgio Souza.

Hoje, a Constituição Federal prevê voto secreto nos casos de aprovação dos chefes de missão diplomática de caráter permanente; exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término do seu mandato; a perda de mandato do parlamentar; e derrubada de veto presidencial.

Compartilhe

2 ideias sobre “Sérgio Souza é relator de PEC que acaba com voto secreto de deputados e senadores

  1. antonio carlos

    Tô botando fé em você senador, não vá me decepcionar. E aproveita e já emenda esta PEC, inclui nela também o voto facultativo. Aí sim teremos uma democracia real.

  2. jose

    Alguém votou neste cidadão? Não…esta é mais uma “jabuticaba” (só tem aqui no Brasil): um cidadão, sem voto nenhum é Senador da república…

    Mais uma mudança necessária: acabar com o tal suplente, se houver necessidade que se convoque o segundo nas eleições e não esta excrescência chamada “suplente”; em todos os cargos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.