7:31É hora de uma Assembleia Nacional Constituinte?

Circula na internet:

 

As manifestações que estão em curso comprovam a ilegitimidade do Poder constituído, e sinalizam claramente para a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. O aumento das tarifas de ônibus foi o pequeno estopim que desencadeou a onda de protestos de todos os matizes no Brasil – e foi seguida por brasileiros em todo mundo.

 

Sinalizam, claramente, o descontentamento do povo com o poder constituído e as estruturas que os governam.

 

Antes que se desencadeie uma revolta popular de proporções inimagináveis, é preciso se fazer as reformas que todos esperam: a reforma eleitoral, a reforma política, a reforma tributária e dos poderes constituídos que não mais representam o povo e os interesses nacionais.

 

Sem uma profunda alteração constitucional, isso não é possível, em face das chamadas cláusulas pétreas ou imutáveis, aquele núcleo garantidor do mínimo que impera na Constituição brasileira e que impede as mudanças almejadas.

 

Daí a necessidade de uma modificação constitucional profunda, que pode ser feita sem desgastes, devolvendo ao povo seu direito fundamental de escolha dos destinos da nação e dos poderes para garantir o destino das gerações futuras.

 

A transição é possível, sem feridas profundas, sem golpe militar ou civil oportunistas, como nossa história seguidamente sofreu, para garantir ao povo que sustenta toda estrutura burocrática do Estado brasileiro o direito inovar e repensar o Estado brasileiro.

 

Rever a lei da Anistia, rever os vultosos gastos do poder Legislativo, rever a distribuição tributária, rever os mecanismos de legitimidade do poder Judiciário e a escolha dos integrantes do Supremo Tribunal Federal, dentre outras escolhas na estrutura de poder do estado, rever a sistema de partidos políticos sem qualquer representação popular, rever o financiamento das campanhas eleitorais, incluir as minorias em todos os níveis, questionar profundamente a carência de investimento na Saúde e na Educação, rever os privilégios da classe política e suas imunidades penais, rever a prescrição dos ilícitos penais do colarinho branco, rever a política de investimentos de bilhões em estádios para alguns jogos, em detrimento das obras fundamentais para infraestrutura – essas são algumas das prioridades que devem ser discutidas.

 

Chegou o momento de uma Assembleia Nacional Constituinte. A hora é agora. O sistema jurídico brasileiro e a Constituição não dão mais atendem mais aos anseios do povo, seu real destinatário.

Compartilhe

Uma ideia sobre “É hora de uma Assembleia Nacional Constituinte?

  1. CURITIBANO ROXO

    Precisamos de um regime democrático e não este regime partidocrático composto de lesa pátrias,
    acredito que esta seja a grande saída mas sem a participação de tralhas dos poderes que nos dominam .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.