11:02O que há de novo?

 

por Mirian Gonçalves*

 

De maneira espontânea, surgiram movimentos de rua em todo o país.

A princípio, parecia se tratar de reivindicação restrita à redução dos valores das passagens de Ã?nibus. Até era. Entretanto, ao imergirem em seus próprios descontentamentos, descobriram uma insatisfação bem maior. Conquistada a liberdade pós-ditadura, supridas as necessidades básicas de vida, com aumento expressivo de famílias agora consideradas de “classe média”, burlado o aprisionamento da comunicação à tradicional mídia (e houve quem não acreditasse no poder das redes sociais), agora se quer mais.

O interessante é que, mesmo os governos que possibilitaram a ascensão econÃ?mica, a isenção de impostos das tarifas de transporte, também foram alvo dos protestos.
Refletindo um pouco sobre isso, percebo que há um cansaço pela sociedade dos velhos métodos de governar.

Os políticos envelheceram, não de idade, o que não seria um problema se com ela viesse fortalecido o sentido de bem comum. Decaíram de mãos dadas com a política tradicional. Não se atentaram para o fato de que os antigos princípios são mais que atuais: Democracia do povo para o povo; o bem coletivo prevalecendo acima do individual; o diálogo entre cidadãos e instituições como entre sujeitos iguais; não mais decisões solitárias, mas compartilhadas, traduzidas.

É preciso mudar as práticas. O sinal está dado.

 

*Vice-prefeita de Curitiba e secretária do Trabalho

Compartilhe

5 ideias sobre “O que há de novo?

  1. Paulo

    Daria para a vice prefeita Miriam citar alguns políticos que envelheceram no entender dela?

  2. Velho de Guerra

    O Movimento é dos Caras Limpas. Daqueles que não tem medo de se mostrar, de falar, de denunciar, de reclamar, de exigir direitos, exigir o fim das impunidades, da corrupção, da malservação do dinheiro público. Estes que escondem as caras são Bandidos, de PCCs, de Partidos, de lobistas, de traficantes, de quadrilhas, que como sempre se aproveitam dos anonimatos. Viva o Brasil (de) Novo. Este é o Inverno Brasileiro. Vamos lá, para as ruas, pais e mães destes jovens. Nós temos que estar juntos!
    Xô D. Miriam e Cia.

  3. Leandro

    Pelo amor de Deus, esse papo de pós ditadura já era e também já encheu o saco do PT reclamar de herança maldita e que agora a vice ” PERFEITA” descobriu que os políticos envelheceram, lembro a ela que só o pessoal do seu partido está no poder a 10 anos , ou seja desde 2002. Já antes fazia movimentos como esse inclusive do MST e outros sindicalizados CUT etc.
    Agora aqui em Curitiba também começa a ladainha de herança, de repente nada presta em Curitiba e tudo está errado, o cara p´´álida não é bem assim, o que precisa é vontade e competência em fazer e não só teóricos..
    Vice, vá se informar e como subsídio à informação veja como o saudoso Prefeito Mauricio Fruet administro a cidade, era oposição, não tomou nenhuma atitude de lamentação e sim com tranquilidade e sabedoria soube conduzir a administração e vejam até foi candidato ao senado mais tarde com apoio do Prefeito da época seu antigo adversário.

  4. HULK

    Cumâ? O movimento é justamente contra pessoas com você!!!!!!!
    Êita povinho do poder, sempre querem inverter as coisas !!!!!!!

  5. indignado

    A vice prefeita fala como se o movimento não fosse contra o partido dela, vir com este papo furado de ditadura é tentar desviar a atenção. Acreditaria nela se ela admitisse que superado é o partido dela, que cresceu pregando a ética e o combate a corrupção. O que aconteceu com estes valores? Saíram de moda? Sumiram? Ou foram superados pelo pestismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.