15:13País do futebol?

por Ayrton Baptista Junior, o Tusquinha

 

Ontem, milhares de curitibanos perceberam o aumento da tarifa de ônibus, que aconteceu em março… Ufa! Protesto de sucesso: 10 mil pessoas, público superior a uma rodada do Dia das Mães no Madalosso (4.645 cadeiras) e ao primeiro Atletiba da decisão do Campeonato Paranaense (6.162 pagantes).

 

A inquietação aqui, ali e acolá é uma vitória brasileira que vale muito mais do que três pontos. Desmontado em 2013 um mito que nos apequenava: “Basta um jogo de futebol para o Brasil esquecer os problemas”. E como fica esta teoria? Em plena Copa das Confederações, há alguém disposto a falar sobre futebol?

 

*****

 

Em caso de novos protestos, “periga” as tevês se estapearem pelos direitos de transmissão exclusiva. Ontem, na Band, o José Luiz Datena estava mais indignado do que em 1980, quando ele narrou jogos do Atlético no Torneio da Morte, pela Rádio Universo.

 

*****

 

Para você que ligou o rádio agora: o Paço Imperial, pichado ontem no Rio de Janeiro, não é a sede da Império Alviverde. Com quase 200 anos de atraso, o Brasil pichou o Império.

 

*****

 

Pelas imagens da Avenida Paulista, não há dúvidas: a torcida do Brasil é maior que a do Corinthians.

 

*****

 

Nunca antes na história deste país houve um dia de manifestações sem o uso do termo “sociedade civil organizada”. Aconteceu ontem. Onde foi parar a “sociedade civil organizada”?

 

*****

 

Um país inteiro protesta e ninguém canta a música do Geraldo Vandré: “Caminhando e cantando e seguindo a canção”. Protesto!

 

*****

 

Curitiba: 10 mil pessoas na passeata (1 milhão e 700 mil habitantes).

 

Londrina: 8 mil pessoas (500 mil habitantes).

 

Na proporção, Londrina griutou mais. E não é de hoje. O Filipi Oliveira, repórter da CBN Curitiba, lembra que dois prefeitos de Londrina já foram cassados: Antonio Belinati, em 2000, e Barbosa Neto, em 2012. E os direitos políticos de Nedson Micheleti, ex-prefeito, foram suspensos no ano passado. E você dizia que londrinense só protesta quando é contra o Coxa…

 

*****

 

Cuidado ao aplaudir o líder estudantil de hoje. Ele pode chefiar o mensalão de amanhã.

 

*****

 

A violência não leva a nada, mas poderia levar alguns para a delegacia.

 

*****

 

Foi bonito ver o povo nas ruas com aquela bandeira (“Ordem e Progresso”) que a gente vê na Copa do Mundo.

 

*Publicado no blog Boleiros & Barangas, do GloboEsporte.com, http://globoesporte.globo.com/pr/boleiros-e-barangas/platb/

Compartilhe

2 ideias sobre “País do futebol?

  1. Suplente

    Êêê… Londrina que demonstra sua raiva incontida… sua demonstração de felicidade pelo novo, pelo renovar, pelo inovar.
    Parabéns Londrina… terra de gente…
    Terra de muita gente.

    “SOU DE LONDRINA
    Eu não sou de engolir sapo
    Não sou de mandar recado

    Se tem governo sou contra
    se não tem acho descaso

    Não vivo em cima do muro

    ” – Domingos Pellegrini

  2. Gumercindo Saraiva

    Vejam só : Curitiba com uma população de 1.500.000 pessoas teve na passeata 10.000 pessoas, ou seja um manifestante representava 150 habitantes.
    PONTA GROSSA, A CAPITAl CÍVICA DO PARANÁ, tem 250.000 habitantes e, na manifestação de ontem, VERÁS QUE UM FILHOTEU NÃO FOGE A LUTA,contou com 4.000 pessoas., portanto um manifestante representava 62 pontagrossenses, algo como 1,4 vêzes mais do que na capital, Curitiba.
    Portanto a denominação de CAPITAL CÍVICA procede..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.