10:16A Mágica Transformadora do 4 -Way

por Mauricio Gomm Santos

 

Depois de 8 anos em terras yankees, tenho aprendido os seus defeitos e virtudes,  sobretudo se comparados aos do Brasil. E como é bom “aprender a apreender” diferenças entre pessoas e países. Estes, como aquelas, têm seus defeitos e qualidades. Como as  pessoas, nenhum país é zero ou dez, em que pese vivermos cada vez mais sob o manto da bipolaridade coletiva. Basta algo sair como não havíamos planejado ou desejado que logo  rebaixamos alguém ou o local ao rés do chão. Seja por consequência da velocidade da vida moderna ou da “influência” recebida de nossos filhos que – mimados pelos I-Phones – não  admitem atrasos quando enviam emails ou text messages, o fato é que estamos todos mais  impacientes. Nossa missão contra o mal humor e baixo astral é resgatar a flexibilidade, o “jogo  de cintura” que tão bem nos faz.

 
Jean Paul Sartre costumava dizer que “os planos foram feitos para (não) serem  cumpridos.” Quem já não enfrentou uma dessas? Portanto, se algo sair como não deveria ou  não gostaríamos, que saibamos usar a criatividade para resolvê-lo da melhor forma possível.  Alternativamente, que voltemos a exercitar a paciência se a solução soa-nos impossível ou  inviável, naquele momento. Voltando aos países, muito se fala do Brasil por aqui, como o novo
oásis mundial. O Rio de Janeiro, apesar de ser a cidade maravilhosa, sabemos bem que têm  muitas rugas e espinhas. São Paulo, com o rótulo de locomotiva do país, não raro sai do trilho.  Esta semana que o diga! Curitiba, com toda a sua pompa de cidade cultural ou capital  européia, tem enfrentado focos de violência afegãos. Todas as nossas belas cidades têm uma  característica – mais ou menos acentuada no trânsito – de desrespeito, impaciência e crescente  uso da buzina. Nos EUA, à exceção de NYC, tudo gira em torno do automóvel como fonte de  locomoção. Taxi é exceção e ônibus, nem pensar. Quem já veio para os EUA sabe que não apenas é recomendável, mas necessário alugar um carro. Aliás, é tarefa muito fácil, em tempos  de GPS em qualquer idioma, além da abissal quantidade de veículos (todos automáticos) para  todos os bolsos. Portanto, todo mundo dirige, até crianças acima dos 15 anos. E neste contexto  é que surge um antídoto interessante para a gincana darwiniana no trânsito: o do 4-way stop!

 
Não há nada mais civilizado na relação carro/carro, já que na relação carro/pedestre,  este sempre tem preferência. O 4-way stop, como muitos sabem, existe em cruzamentos sem  rua preferencial e sem semáforo. Todos que nele se aproximam são obrigados a parar e o  primeiro a chegar tem preferência para reiniciar a aceleração. Todos esperam muito pouco ou  ninguém espera quase nada. Os cruzamentos viram uma orquestra afinada. Embora quem  desrespeitar a orquestra fica sujeito à pesada multa, o fato é que o 4-way stop oferece ainda (e  principalmente) a sensação gostosa de darmos a vez ao outro que chegou na esquina no  mesmo momento. Além de algo prazeirozo no individual, todos ganham no coletivo. Nosso  astral parece se elevar, e, com ele, nosso dia. Quem já praticou sabe do que estou falando. Em  suma, civilidade é respeito ao próximo através de ações e não de palavras. Como se diz por  aqui, deeds are better than words.

 
O 4-way stop que o diga!

Compartilhe

Uma ideia sobre “A Mágica Transformadora do 4 -Way

  1. Mr.Scrooge

    Nesta selva que estão se transformando as nossas cidades, onde até sinaleiros não se respeitam mais, cruzamentos sem preferencial são uma verdadeira disputa, quem tem o maior possante leva vantagem. Sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.