10:59Calcula, calculador, calcula

Os cálculos feitos sobre o preço da passagem de Curitiba e Região Metropolitana, segundo a tese matemática que circula no Palácio Iguaçu:

 

–  O preço da passagem de ônibus – de Curitiba e Região Metropolitana – poderia ser reduzido dos atuais R$ 2,85 para R$ 2,66 com a aplicação, pela prefeitura, das desonerações e do subsídio.

–  São R$ 56,6 milhões que vai receber do governo do Estado nos próximos 10 meses (R$ 56,6 milhões de subsídio/250.000.000 de usuários em 10 meses), o que representa 0,21 por passageiro só em subsídio direto.

– Ao subsídio direto se soma a isenção concedida ao ICMS do diesel, que representa mais R$ 0,06 por passagem, segundo cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda. Ou seja, só o governo do Estado banca R$ 027, do custo de cada passagem.

– A desoneração do PIS/Cofins do governo federal representa mais R$ 0,10 por passagem. A desoneração de ISS e a redução nos valores da taxa de administração da Urbs representam mais R$ 0,08. Todas as desonerações e subsídios diretos somados reduzem em R$ 0,45 o preço de cada passagem.

– A tarifa técnica (aquela que calcula o custo cheio, desconsiderando subsídios e desonerações) apresentada pela Urbs é de R$ 3,11. Logo, se a Prefeitura de Curitiba aplicasse, em favor do usuário, todos os benefícios que recebe (total de R$ 0,45 por bilhete), seria possível cobrar R$ 2,66 por passagem sem qualquer sobrecarga ao sistema.

– Como essa baixa possível da passagem não foi efetuada, conclui-se que prefeitura de Curitiba e as empresas de ônibus preferiram entesourar um excedente de R$ 47,5 milhões (R$ 0,19 por passagem).

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