12:15Para conhecer o Islamismo

chaves do paraíso_2 (1)

Omar Nasser Filho (esq.) e os convidados do programa As Chaves do Paraíso

 

O jornalista Omar Nasser Filho é um obstinado. Há três anos e meio comanda o programa “As Chaves do Paraíso” na TV Comunitária*. O nome faz referência a um livro de súplicas, compiladas pelo sábio Xeique Abbassi Qumi. O propósito fundamental é dar oportunidade para o público muçulmano ou não conhecer um pouco melhor a Religião Islâmica, seus fundamentos, práticas e história.

 

É ele quem ensina:  “O Islamismo e os muçulmanos são muito mais do que apresenta a cobertura jornalística cotidiana sobre o Oriente Médio. Uma das maiores forças civilizadoras que surgiram na história da humanidade, os reflexos do Islã ainda se fazem sentir em todos os cantos do planeta. Entre 1,6 bilhão de muçulmanos, por óbvio. No Ocidente, por meio de generosa herança nos campos da Matemática, Medicina, Filosofia, Química, e na formação dos idiomas modernos, como a língua portuguesa”.

 

Nasser Filho ressalta que a proposta do programa não é proselitista, mas sim a de levar ao telespectador informações sobre esta que é considerada como uma das religiões que tem o maior número de seguidores no planeta.

 

*”As Chaves do Paraíso” vai ao ar todas as quintas-feiras às 20h30min, pelos canais 5 da NET, 72 da TVA e 186 da Vivo. A programação da TV Comunitária de Curitiba também pode ser acompanhada pela internet, em www.cwbtv.net.

Compartilhe

10 ideias sobre “Para conhecer o Islamismo

  1. Mr.Scrooge

    O Omar contou que muçulmanos como ele trucidaram católicos em uma igreja de Bagdá? Não contou isto? Não sabia? Então é melhor se informar melhor, porque ficar contando estorinhas de que os muçulmano são todos pacíficos, tolerantes e etc e tal, isto todo imã conta. Os muçulmanos pedem respeito no Ocidente, mas no Oriente põem para quebrar, chacinam os cristão e os não-cristãos. A guerra que houve no Sudão foi assim, como está sendo na Nigéria, ou crê, no Islã, ou morre. Mas isto ele não falou.

  2. Aderbal Ferreira

    Bom, caro Scroogue, você vai obter como resposta coisas do tipo:

    “a mídia mundial, controlada pelo sionismo, é contra o Islã e deturpa tudo”;
    “no Brasil, a Rede Globo é contra o Islã e deturpa tudo”;
    “os livros de História são controlados pelo sionismo e deturpam tudo”;
    “o Irã é um país livre e maravilhoso, cuja imagem é deturpada pela mídia sionista internacional, que domina tudo”;
    “as mulheres são respeitadas nos países islâmicos, assim como as minorias e os não-muçulmanos residentes, mas os fatos são deturpados pela grande conspiração sionista, que controla tudo”;
    “o Islã prega a paz e o amor, eventuais textos que pregam a guerra santa e a morte de infiéis, são mal contextualizados pela mídia sionista, que controla tudo”;
    “notícias de massacres de cristãos por fundamentalistas são invenção e vitimismo, provocados pela mídia sionista, que controla tudo”;
    “A Síria é um país maravilhosamente governado, um esplendor, quase um paraíso, mas que está sendo covardemente atacado por terroristas pró-ocidente. Eventuais notícias de uso de armas químicas contra civis, assassinatos de opositores e massacres de oposicionistas, perpetrados pelo governo divino de Al Assad, são invencionices da mídia sionista baseada nos EUA, que controlam tudo”.
    Pode ver, não saem muito disso as respostas…

  3. Lucas

    Tema interessante para um programa de tv. Agora tudo que o Omar não é é obstinado.

    Conheci ele na ativa, é um preguiçoso.

  4. GUSTAVO MARQUES

    Os dois comentários postados aqui são a prova da importância de programas de TV como este. Se existem intolerantes do lado de lá, os dois comentários mostram que também os há do lado de cá. Conheço cristãos iranianos que celebram o Natal normalmente no seu país, enquanto há cristãos na Palestina ocupada que têm que ter cuidado pra não serem presos pela polícia de Israel… E o que falar dos massacres de muçulmanos no Afeganistão pelos drones da América cristã? Ou das tribos do Mali massacradas pelos soldados da França cristã? Há até pouco tempo, soldados norte-americanos invadiam as residências de cidaãos iraquianos e matavam todo mundo: mulheres, crianças, velhos…Vamos por nossas barbas de molho antes de criticar o radicalismo alheio!

  5. Aderbal Ferreira

    Caro Gustavo.
    Sofismo é utilizar premissas corretas para, mediante um raciocínio viciado, chegar a uma conclusão falsa.
    Pois bem, a diferença é que nem os EUA, nem a França são teocracias. O adjetivo “cristão” que vc usou é errado. São nações que tem lá suas inspirações cristãs (como a maioria da civilização ocidental), mas não são “nações cristãs”. Nesses países, por exemplo, o aborto é legalizado, há pena de morte, casamento homossexual etc etc. São países LAICOS.
    Aliás, nem EUA nem França tem a cara de pau de justificar seus assassinatos e massacres com argumentos “cristãos”. Eles usam outras “justificativas” (olhe bem as aspas), como “liberdade”, “democracia”, “livre comércio” etc etc.
    Não há nos escritos sagrados cristãos NENHUM MANDAMENTO para que se mate infiéis. Jesus Cristo deixou isso muito claro.
    Acho que o Islã não pode dizer o mesmo.
    Não sou “intolerante”. Sou razoavelmente informado.

  6. felipe

    Engraçado, pacíficos são os judeus, que nunca roubaram terras de ninguém, que jogam mísseis de chocolate, que se acham no direito de ter uma nação, de ocupar territórios, cercar áreas…quem não pode ter uma nação são os palestinos. Por que? É a mesma intolerância que comentaristas acima jogam sobre Islã. A ofensa ao Omar Nasser é totalmente dispensável. O autor mostrou quem é.

  7. Gustavo Marques

    Então vc é bem informado, Aderbal? Não me parece. Aliás, parece-me ser o mestre dos sofismas. Senão, vejamos: ao que me consta, a única teocracia islâmica é a República Islâmica do Irã. Os demais países de população majoritariamente muçulmana são monarquias absolutistas – caso da Arábia Saudita – ou imitações de regimes ocidentalizados, de perfil socialista – é o caso do Baath na Síria – ou capitalista – Turquia. Aliás, a grande maioria de todos eles grandes aliados dos EEUU, seus aliados europeus e suas grandes corporações.
    Explicitamente, potências ocidentais podem não se manifestar “cristãs”; o fato é que seus governantes, muitas vezes, expressam sem pudor sua orientação religiosa. Será que vc, grande conhecedor das questões do mundo, ouviu a expressão usada pelo cristão batista George Walker Bush quando declarou guerra ao “terror”? Afirmou ele que, naquele momento, a “América” se lançaria numa “cruzada” contra os terroristas…
    Finalmente, vamos a algumas pérolas de compreensão, humanitarismo e tolerância pinçadas das escrituras sagradas cristã e judaica – neste caso, o Talmude:

    Deus promete enviar “meu terror diante de ti” e matar todos aqueles que encontrar quando entrarem (os israelitas) na terra prometida. [Ex 23:27]
    Aqueles que quebram o Sábado sagrado serão executados. [Ex 31:14]
    Deus diz para os israelitas que persigam os seus inimigos “e cairão à espada diante de vós.” Ele imagina que cinco israelitas poderão perseguir cem, e cem poderão perseguir dez mil de seus inimigos. [Lv 26:7-8]
    Deus que é tão forte quanto um unicórnio “consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará.” [Nm 24:8]

    E para que vc não diga: “Ah, mas estes são exemplos do Velho Testamento”, vamos ao Novo:

    Mateus10: 34-37: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e o seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim os inimigos do homem serão os de sua própria casa”.
    Lucas 12: 49-53, “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder… Supondes que vim para dar paz à terra? Não, eu vo-lo afirmo, antes, divisão. (…) “Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra”.
    João 12:25: “Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna”.

    E olha que maravilha que é o Talmude:

    “Uma grávida não-judia não é mais do que um animal grávido.” – Coschen hamischpat 405

    “As almas dos não-judeus vêm de espíritos impuros e são chamadas porcos.” – Jalkut Iuchoth Haberith, p. 250 b

    “Se você comer com um gentio, é o mesmo que comer com um cachorro.” – Tosapoth, Jebamoth 94b

    “Relação sexual entre gentios é como relação sexual entre animais.” – Talmud Sanhedrin 74b

    “É permitido tirar o corpo e a vida de um gentio.” – Sepher ikkarim III c 25

    “Gentios” – goyim – somos nós, Aderbal, eu, você, todos os “não judeus”.

    Cristãos não seguem todos os mandamentos registrados no Novo e no Velho Testamento; judeus legaram grandes humanistas, rabinos que são uma luz para a humanidade; assim como os muçulmanos e a religião muçulmana não é composta por assassinos barbudos e sanguinários de cimitarra entre os dentes prontos para acabar com a civilização ocidental.
    Se a proposta do programa é construir pontes e se oferecer ao diálogo, que seja bem vindo!

  8. Aderbal Ferreira

    Caro Gustavo.
    Já que enveredamos pelo campo dos argumentos filosóficos, vamos lembrar que uma maneira de refutar uma conclusão, reconhecendo sua falsidade, é justamente constatar uma CONTRADIÇÃO. Não pode ser verdadeira uma ideia que se contradiz. Veja só: você diz que os líderes ocidentais, apesar de estarem a frente de países com estado laico, ao se declararem cristãos estão “contaminando” as ações de seus países como também “cristãs”. Ou seja: vc disse que se auto declarar cristão implica que seus atos são automaticamente cristãos. Pois bem, então vc tem um problema, pois todos os terroristas se declaram islâmicos e pior: dizem que estão agindo EM NOME da divindade, POR ORDEM de seu Profeta, e CUMPRINDO UM MANDAMENTO de sua religião, (quem tiver curiosidade, basta procurar pelo termo “Jihad Alcorão” no Google). Então, meu caro, vc tem um problema de lógica.
    Ademais, não há em nenhum país desses que você chama de “cristãos” algo parecido com os tais “Conselhos Islâmicos” com poder paralelo. Conselhos que tem como objetivo manter a linha dura islâmica, seja proibindo o livre comércio de cães (cachorrinhos mesmo) no Irã, ou decretando a morte de infiéis e apedrejamento público de mulheres em obscuros regimes teocráticos africanos…
    Ninguém aqui defende Israel e seus genocídios, nem os americanos e seus drones…Assassinato é assassinato. Todos os humanos são iguais diante de Deus, e toda vida é sagrada.
    Mas não diga que o cristianismo tal qual trazido por Jesus, o Cristo prega a violência (aliás, ao que me consta Jesus é considerado um “profeta” pelo Islã, logo vc está falando contra um profeta islâmico… Ops, mais contradição.
    Totalmente equivocada sua “interpretação” das palavras de Jesus . Você pegou textos isolados e os descontextualizou. Pegou frases avulsas e montou um arremedo de contestação. Não, meu caro, Jesus quando disse que “não veio trazer paz à terra”, Ele disse que a partir d’Ele não haveria mais o consenso entre os judeus, pois o que o judaísmo acreditava como Messias era a imagem de um guerreiro libertador, mas Ele sempre foi “manso e humilde”;
    O “fogo” lançado sobre a Terra é essa doutrina. A “vida” que não se deve amar é a vida terrena e seus caprichos, pois é melhor ao homem “juntar tesouros no céu”.
    O mesmo Jesus disse a Pedro, que usou a espada para defende-Lo: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.”(Mateus 26:52.
    Concluindo, acho que o islamismo deve sim ser estudado, mas sem a hipocrisia de dizer aqui no ocidente, repleto de liberdades, que lá nos países islâmicos os diferentes são respeitados. Não são. Aliás, são combatidos a ferro e fogo.

  9. Gustavo Marques

    Espera aí, Aderbal: pegar trechos do Evangelho e “descontextualizá-los” não vale, agora acessar o Google e procurar definições como “Jihad” é válido para construir juízos de valor a respeito da religião dos outros que não a sua, o Cristianismo, pelo que posso deduzir… Talvez vc entenda tanto de contradição que se tornou mestre em exercitá-la… Olha, o que quero dizer e que vc ainda não entendeu é que qualquer texto religioso pode servir a interesses vis, dependendo da índole de quem o ler. Acho muito estranho que vc condene os muçulmanos com base no que vemos na nossa mídia. Pelo jeito você é mais um dos incautos que creem na imparcialidade dos nossos meios de comunicação! Lembro da imagem que Gobbels e seu ministério da informação e propaganda na Alemanha construíram dos judeus antes e durante a II Guerra Mundial. É o que está sendo feito com os islâmicos hoje. Pega-se um maluco qualquer dos confins do Afeganistão, que fale qualquer bobagem supostamente com base no Alcorão, e a mídia amplifica o fato absurdamente. Não importa se quase um terço da humanidade professa a religião de Maomé, vive suas vidas pacificamente e, em alguns casos, éexemplo de desenvolvimento sustentado, caso dos Emirados Árabes, que recebem imigrantes do mundo inteiro, inclusive ocidentais. De acordo com tua ótica, pelo jeito, um terço da humanidade é composta de barbudos malucos! Mandemos nossos exércitos civilizá-los, como a igreja cristã fez com os índios na América.

  10. Aderbal Ferreira

    Bom, conforme eu disse no comentário de ontem (10/06) às 14:17 h, no final a resposta não varia nunca:
    “a mídia mundial, controlada pelo sionismo, é contra o Islã e deturpa tudo”.
    Sem mais perguntas Meretíssimo.
    E segue o baile…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.