16:31Scarlet Moon, adeus

Da Folha de São Paulo

 

Morre aos 62 anos a jornalista, atriz e escritora Scarlet Moon

 

Morreu na madrugada desta quarta-feira (5) a jornalista, atriz e escritora Scarlet Moon de Chevalier. Ela tinha 62 anos e lutava havia três contra uma doença degenerativa, de acordo com informações divulgadas pela família.

Scarlet Moon sofria da Síndrome de Shy-Drager e estava em sua casa, no Rio, quando teve, segundo familiares, uma parada cardiorrespiratória. O velório, aberto, acontece até às 16h de hoje no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. O corpo da jornalista será cremado nesta quinta-feira (6), em uma cerimônia fechada.

Scarlet Moon trabalhou em diversos canais de TV, e participou do “Fantástico” e do “Jornal Hoje” na década de 1970. Ela também ficou conhecida por apresentar, nos anos 1980, o programa de entrevistas “Noites Cariocas”, da Record, ao lado de Nelson Motta. Desde 1996, ela assinava a coluna de variedades Abalo, no caderno “Zona Sul”, do jornal “O Globo”.

Durante 28 anos, foi casada com o cantor Lulu Santos, de quem separou em 2006. Ela deixa três filhos.

Pelo Twitter, Lulu Santos citou um trecho da música “Tão Bem” para homenagear Scarlet Moon: “Ela me encontrou/ Eu estava por aí/ Num estado emocional tão ruim/ Me sentindo muito mal/ Perdido, sozinho/ Errando de bar em bar/ Procurando não achar/ Ela demonstrou tanto prazer/ De estar em minha companhia/ Eu experimentei uma sensação/ Que até então não conhecia”.

Ela também atuou no teatro e no cinema, como em “Nosferatu do Brasil” (1970), de Ivan Cardoso, além de ter lançado dois livros: “Areias Escaldantes” (Rocco), no qual relata os modismos lançados na praia de Ipanema, e “Dr. Roni e Mr. Quito: A Vida do Amado e Temido Boêmio de Ipanema” (Ediouro) –biografia sobre o irmão Roniquito, um dos fundadores da chamada Banda de Ipanema.

Scarlet já havia sido internada algumas vezes, por conta da doença. A Síndrome de Shy-Drager é um distúrbio degenerativo que compromete o sistema nervoso, leva a tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas.

“Depois de lutar anos pela vida, minha mãe fez sua última viagem agora de madrugada”, escreveu Theodora Chevalier, filha da jornalista, em seu perfil no Facebook.

*

Pelas redes sociais, famosos lamentaram a morte da jornalista Scarlet Moon:

“Perdemos Scarlet, todos nós, e isso é devastador. Para mim, é imensurável. Por um quarto da minha vida, dividi um leito, filhos, projetos, esperanças, desapontamentos, perdas, alegria e tristeza, fomos casados. E foi eterno enquanto durou. Os últimos anos foram uma batalha morro acima contra uma devastadora doença degenerativa que lhe roubou a vida em vida, e isso, em mim, sempre doeu. A perdemos para uma moléstia cruel, mas não em nossas memórias. A beleza incomum, a inteligência aguda, a gargalhada fácil, o desvelo para com os seus: isso forma seu legado para nós.”
Lulu Santos, músico e ex-marido de Scarlet Moon

“Scarlet Moon, moça bonita como você não deveria morrer. Luto.”
Rita Lee, cantora

“Os mais jovens ficaram privados de conhecer uma musa, uma deusa.”
Astrid Fontenelle, apresentadora

“Não é todo dia que encontrávamos gente tão boa, generosa, amiga.”
Paulo Coelho, escritor

“Grande jornalista, mulher, atriz. Deixa saudades e ao mesmo tempo sua marca.”
Zezé Motta, atriz

“Uma figura muito divertida, mas que vinha sofrendo muito com aquela doença.”
Hélio de la Peña, humorista

“Triste com a partida da querida Scarlet Moon. Missão cumprida, amiga. Leve nosso aplauso.”
Leo Jaime, compositor

“Scarlet se foi. Todos tristes. O Rio [fica]menos inteligente.”
Fátima Bernardes, jornalista e apresentadora

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.