12:59Ministro Paulo Bernardo distribui emissoras para seu reduto eleitoral

Da Folha de São Paulo em reportagem de Andreza Matais e Breno Costa:

 

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) concentrou a liberação de retransmissoras de TV no Paraná –reduto eleitoral dele e de sua mulher, Gleisi Hoffmann (Casa Civil), que deve disputar o governo pelo PT em 2014.

Bernardo nasceu em São Paulo, mas fez carreira política no Paraná. Os municípios que receberam retransmissoras (RTVs) na gestão de Bernardo concentram 33% do eleitorado paranaense.
As retransmissoras veiculam a programação de geradoras, como Globo e SBT, em municípios onde não chega o sinal dessas empresas.

Dados obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação revelam que, de 39 retransmissoras concedidas por Bernardo ou seu secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, 8 foram para municípios do Paraná.

A lista inclui Londrina e Foz do Iguaçu, principais bases eleitorais dos ministros, que já tinham 12 e 11 retransmissoras operando em cada uma delas. Também receberam os municípios de Maringá, Toledo, Campo Largo, Ponta Grossa e Guaratuba, administrados por partidos aliados ao governo Dilma. Em Guaratuba, a prefeita é do PSDB, mas teve apoio do PT.

Além dessas, o ministro também mandou publicar no “Diário Oficial” outras 6 retransmissoras no Paraná. Essas outorgas foram assinadas por seus antecessores, mas só passaram a valer com o ato de Bernardo. Com isso, somam 14 as RTVs dadas na sua gestão no Estado.

Para o Paraná, tramitam no ministério 438 pedidos de RTVs secundária. Os Estados para os quais há mais solicitações são Minas Gerais (1.672) e São Paulo (1.040). O ministro e seu secretário autorizaram nesses Estados 6 e 8 pedidos, respectivamente.

Com as outorgas das gestões anteriores, que Bernardo mandou publicar, Minas recebeu 20 e São Paulo, 9.

OUTRO LADO

Para o ministério, “não existe privilégio” na distribuição das retransmissoras para o Paraná: “As outorgas são feitas de acordo com as demandas protocoladas” e “a disponibilidade de espectro”.

“O ministro foi candidato pela última vez em 2002, razão pela qual não há como fazer essa vinculação” à distribuição de RTVs.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Ministro Paulo Bernardo distribui emissoras para seu reduto eleitoral

  1. Leandro

    O mundo muda, as pessoas mudam, as ideologias são a conveniência do ser humano, parece um pêndulo de um lado pro outro. No poder a gente conhece bem quem está e como é.Quem lembra lá pelos anos 90, mais especificamente 96, o atual ministro, como deputado percorrendo Londrina apoiando o então candidato que acabou sendo eleitofeito naquele ano. Hoje acredito que o ministro nem queira lembrar daquela campanha, pois o seu poder na “República” é muito maior do que aqueles anos de corpo a corpo eleitoral.Hoje com uma canetada ew uma emiissora, quer de rádio como televisão atinge muito mais eleitores do que naquela época, lembro bem das visitas do bairro Cafelândia, saindo da rua Arthur Thomaz comitê eleitoral à ´~epoca, bom mas isso é passado e para alguns não convém lembrar….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.