10:25Ministérios transbordando

por Ruy Castro

 

Quando Juscelino Kubitschek assumiu a Presidência, em 1956, e começou a construir Brasília, Lucio Costa perguntou-lhe de quantos prédios precisaria para os ministérios. Juscelino puxou pela memória e declinou-os um a um, enquanto contava nos dedos: Trabalho, Fazenda, Saúde, Justiça, Educação, Agricultura, Viação e Obras Públicas, Relações Exteriores, Guerra, Marinha e Aeronáutica. Onze.

 

Foram esses que ele entregou a seu sucessor Jânio Quadros, já em Brasília, em 1961. Jânio pode ter mexido aqui ou ali, desdobrando um ministério ou criando outro, mas a conta não aumentou muito. Em 1962, João Goulart inventou o Ministério Extraordinário do Planejamento. Em 1964, Castello Branco, primeiro presidente da ditadura, manteve o Planejamento e desovou mais três: Interior, Indústria e Comércio e Minas e Energia. Dali criar ministérios tornou-se o esporte favorito dos presidentes.

 

Hoje temos 24 ministérios oficiais, incluindo o — este, sim, extraordinário — da Pesca e Aquicultura, e 15 secretarias e órgãos com status de ministério. Total, 39. Todos ligados diretamente à presidente e com direito à clássica foto ao lado dela no dia da posse. Aliás, esta foi a última vez que vários daqueles ministros falaram com Dilma. A próxima será no dia em que forem substituídos para aplacar mais um “aliado”.

 

Como se adivinhasse, Juscelino disse a Lucio que plantasse 17 prédios na esplanada –talvez, em 1965, ele próprio precisasse de mais ministérios. Pois não só não houve JK em 1965, como os prédios extras foram insuficientes para a farra ministerial que se seguiria.

 

Com 39 ministérios transbordando de 17 prédios, há ministros tendo de despachar no elevador de serviço ou em algum obscuro quartinho dos fundos. O que, pela natureza de certos despachos, também obscuros, lhes deve vir a calhar.

 

*Publicado na Folha de São Paulo

Compartilhe

Uma ideia sobre “Ministérios transbordando

  1. Mr.Scrooge

    Até o fim do ano teremos o 40º, que é da Reeleição. Este reservado ao partido da nossa governanta mandona, ela agora é a cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.