8:50A morte do metrô

Do analista dos Planaltos: 

Desde a eleição de Gustavo Fruet os mais antenados já desconfiavam que o velho sonho do metrô curitibano havia subido no telhado. Ele nunca esteve tão próximo da realidade quanto em 2012, quando o projeto do metrô nativo foi aprovado por Dilma Rousseff e recebeu garantias de recursos bilionários do governo federal. Fruet, que havia criticado o projeto na campanha, consolidou o óbito ao avisar na terça-feira que mexeria no projeto. Alterações em projetos aprovados pelo governo federal significam uma volta a estaca zero. E também anos de idas e vindas no labirinto burocrático de Brasília para que o dinheiro seja novamente liberado.

Uma espécie de atestado de óbito do metrô foi passado nesta hoje pelo colunista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, em duas notas intituladas “Calendas”. Com canais abertos para informações na prefeitura, o jornalista assegura que o  dinheiro federal está perdido e o metrô morreu:

– O anúncio da prefeitura de que o metrô deixado por Ducci, por seus defeitos, é irrealizável, seguido, ao mesmo tempo, da busca de empresas para elaborar novo projeto, mais se pareceu com uma preparação da opinião pública para o “choque” que receberá em breve diante de duas notícias penosas: a morte do metrô e a perda do R$ 1 bilhão prometido por Dilma para sua construção.

– A certeza é de que qualquer novo projeto que apareça apresentará custo no mínimo dobrado para a obra e, portanto, economicamente inviável. Enquanto isso, Ippuc e técnicos independentes trabalham em alternativas de transporte mais condizentes com a realidade e as necessidades urbanas.

Compartilhe

6 ideias sobre “A morte do metrô

  1. Maringas

    Como dizia meu avô: o papel aceita tudo!
    Então quer dizer que o Luciano Ducci (vice do Beto Richa) consegue enganar a Dilma e aprovar um projeto de metrô maquiado, que nunca iria funcionar; um metrô que serviria apenas para fins eleitoreiros e desvio de verbas, e agora querem jogar no colo do Gustavo Fruet a culpa pela não realização do projeto enganoso? Ainda bem que o Gustavo ganhou a eleição por 4 mil e poucos votos e agora está administrando a Cidade de Curitiba e não a Duccilândia, aquela cidade de mentirinha que a turma do Beto Richa inventou.

  2. Jane

    Esse Fruet é um enganador. essa não colou mesmo. Vai jogar R$ 2 bilhões fora por vaidade e incompetência. não voto nunca mais neste sujeito

  3. Fernando

    Não foi o Fruet que matou o metrô. Ele já nasceu morto na hora do parto feito pelo médico Luciano Ducci. Qualquer pessoa (nem precisava ser técnico da área) já podia perceber que aquele projeto era uma enganação com propósito eleitoral. É melhor perder o tal “bilhão da Dilma” a iniciar uma obra inviável, que mais causaria problemas a Curitiba do que ofereceria solução para o transporte. Gustavo Fruet, se acabar mesmo com esse metrô, mostrará ser um prefeito acima de tudo responsável e sensato. Agora é esperar o que ele pode apresentar de alternativa melhor, mas barata e mais razoável e eficiente para Curitiba. Parabéns Gustavo. Só por esta atitude você já fez jus à confiança dos curitibanos que te elegeram.

  4. Diomar Campos

    O senhor Fernando só pode estar de brincadeira….
    O Fruet só fala que o tal do metrô é inviavel, é inviavel, é inviavel, mas nunca apresenta de fato o porque ele acha isso, passa apenas informacoes desconexas, como: ah, ta superestimado, mas nunca apresenta algo consistente…
    É obvio que o metro nao vai resolver os problemas do transporte publico com apenas um trecho, entretanto, se a construcao nao for iniciada algum dia, nunca teremos uma rede de metro na cidade, veja SP, ja iniciou com o metro a muito tempo e ainda está muito longe de chegar ao ideal.
    Perder o bilhao da Dilma é burrice. Curitiba necessita iniciar o metro, é claro e visivel que o BRT, apesar de ser um excelente sistema, sozinho, já esta saturado e a maioria das cidades que implantaram o BRT possuem o sistema de metro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.