9:33A Justiça dos ricos é outra

…. Eu fui um tira brabo. Aos nove anos, fui para a rua ver a cabeça do Lampião, que estava numa lata de querosene. Anos depois, casei-me com a filha do Lucena Maranhão, comandante da tropa que caçou o bando. Tive mais tempo de polícia do que o senhor de vida. Fui secretário de Segurança e de Justiça de Alagoas e morri aos 82 anos, no ano passado. Tudo o que eu tinha era a casa onde vivia e o túmulo para onde fui. Os bandidos me odeiam. São uns bobos, porque eu os odiei mais. Corria que eu mandava matar latrocidas e estupradores. Quando me perguntaram se era verdade, respondi: “Não gosto dessa gente”. O doutor Joaquim Barbosa tem razão, a justiça dos ricos é outra. Em Alagoas, o filho de um governador deu um tiro num PM e acabou solto. Depois matou um vigilante e foi absolvido.

Da coluna de Elio Gaspari na Folha de São Paulo a respeito do julgamento da morte de PC Farias e Suzana Marcolino. Confira a íntegra:

De R.Quintela@edu para Juiz.Breda@jus

Meritíssimo juiz Maurício Breda, da 8ª Vara Criminal de Alagoas,

O senhor preside o júri dos quatro policiais acusados de terem facilitado o assassinato de Paulo César Farias, protomártir do mensalão, dono do Brasil durante o governo de Fernando Collor de Mello. Ele foi uma fusão de José Dirceu, Delúbio Soares e Marcos Valério. Em 1996, encontraram-no na cama de sua casa de praia com um tiro no pulmão, ao lado da namorada, que tinha uma bala no peito.

Eu fui um tira brabo. Aos nove anos, fui para a rua ver a cabeça do Lampião, que estava numa lata de querosene. Anos depois, casei-me com a filha do Lucena Maranhão, comandante da tropa que caçou o bando. Tive mais tempo de polícia do que o senhor de vida. Fui secretário de Segurança e de Justiça de Alagoas e morri aos 82 anos, no ano passado. Tudo o que eu tinha era a casa onde vivia e o túmulo para onde fui. Os bandidos me odeiam. São uns bobos, porque eu os odiei mais. Corria que eu mandava matar latrocidas e estupradores. Quando me perguntaram se era verdade, respondi: “Não gosto dessa gente”. O doutor Joaquim Barbosa tem razão, a justiça dos ricos é outra. Em Alagoas, o filho de um governador deu um tiro num PM e acabou solto. Depois matou um vigilante e foi absolvido.

Escrevo-lhe para dar um testemunho sem valor para os autos. Faço-o agora porque, estando aqui, desobriguei-me do compromisso que me foi imposto no dia da descoberta do crime, quando recebi um recado do governador, mandando que não desse entrevistas. Ademais, conversei há pouco com o PC Farias e a Suzana. Eles me contaram o que houve, mas o senhor sabe que estou preso a outro sigilo.

Doutor Breda, naquele dia eu estava numa festa de aniversário e me chamaram ao local do crime. O PC estava descoberto, com um braço para fora da cama. A Suzana estava encolhida. Quando retiraram os cadáveres ele estava rígido, ela não. A versão divulgada deu conta de que ela o matou e depois suicidou-se. Para que houvesse essa diferença na rigidez a diferença entre as duas mortes seria de pelo menos uma hora. Como PC não foi atingido no sistema nervoso central, deveria ter se movido. O colchão onde estavam foi queimado horas depois. Por quê?

Pois bem, com o que vi, recomendei que chamassem peritos de fora, pois a polícia alagoana não tinha qualificação para um caso desse tipo. Por exemplo: não tínhamos microscópio comparador para analisar as balas. Quando saí da casa disse isso à imprensa.

A autoridade competente ouviu-me, afastou-se e foi conversar com a família de PC. Voltou avisando que os novos peritos não seriam necessários. Pouco depois, veio o recado do governador, mandando que eu calasse a boca. Calei-me. Só usei a palavra “armação” numa conversa posterior, em confiança.

Seus réus são do júri, mas eles sabem o que houve naquela manhã.

Perdoe-me a interferência inútil, coisa de velho meganha. Despeço-me respeitosamente porque vou almoçar com o cangaceiro Corisco e Carlos Lamarca. Eles ficaram amigos depois que eu lhes contei que morreram na mesma região, na caatinga baiana.

Respeitosamente,

Rubens Quintela

 

Compartilhe

4 ideias sobre “A Justiça dos ricos é outra

  1. Vinhoski

    Gaspari, é um daqueles jornalistas que dá gosto de ler. Ironia e sarcasmo com muita informação.

    É uma pena que ele seja uma ilha de excelência neste vasto universo da impresa brasileira.

  2. paulo sergio

    O JUIZ AILTON DE LUNA TENÓRIO . EXTINGUIO UM PROCESSO CONTRA O SECRETARIO DE AGRICULTURA DE ALAGOAS ALVARO VASCONCELOS. ESSE PROCESSO JÁ DURA TRINTA ANOS , O SECRETARIO INVADIO UM PROPRIEDADE , FEZ UMA AUDIÊNCIA COM O AUTOR JÁ MORTO. NAO DEU EM NADA

  3. paulo sergio

    o secretario de agricultura de Alagoas Alvaro Vasconcelos , comprou direitos de alguns herdeiros na fazendas brejo grande , mais não comprou de todos, uma herdeira morta a vinte anos , ele quer se apossar de tudo . essa terra nunca foi feito inventario

  4. Sergio Silvestre

    O Brasil vive numa obscuridade,o mundo também vive,e a justiça brasileira serve pra que?Alguns magistrados que se rebelam caem no ostracismo,e as irmandades se sobrepoem. Assim é a sociedade,é só assistir lá embaixo os primeiros 9 minutos de 2001 uma odisseia no espaço,que aquele trailer mostra o que somos e como alguns mais espertos se dão bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.