8:17Farofada

A atriz Kaley Michelle, uma das organizadoras da Farofada no Granito, que acontece amanhã (05) a partir do meio-dia na avenida Bispo Dom José, no Batel, explicou o motivo da manifestação em entrevista ao jornal Gazeta do Povo. Algumas frases elucidativas:

– O objetivo principal é mobilizar as pessoas pela retomada do espaço público como referência da democracia e convocá-las a fiscalizar o poder público. É uma manifestação cultural bem-humorada que se posiciona contra os privilégios concedidos a um pequeno grupo e também contra a exclusão de amplos segmentos sociais do espaço público, em especial os mais jovens.

… o foco mesmo é a troca de conhecimentos e posicionamentos políticos sobre Curitiba.

– A convocação para levar cadeiras de praia e comidas populares é para contrastar com a obra luxuosa bancada com recursos públicos num espaço eminentemente privado.

–  A “melhor calçada de Curitiba”, como dizem alguns, é um bem público, tem que estar disponível para todos. Não havendo uma situação de conflito com pedestres, o uso da calçada para a prática de skate é legítimo.

– Sim, nos preocupamos em garantir que eles (o grupo denominado “O Granito é Nosso”, formado por empresários com apoio do vereador José Carlos Chicarelli) tenham todo o espaço democrático que eles próprios queriam nos negar. Esperamos que eles possam participar do ato e percebam que as mobilizações da sociedade podem sem democráticas e pacíficas.

– A representação política está em crise, no lugar dela começa a aparecer um desejo de maior participação direta, cultural, social e política. As pessoas sentem que vão ganhando mais voz e a internet tem surgido como um espaço de comunicação essencial para essa nova visão.

– A prefeitura deveria garantir calçadas de qualidade para toda a cidade, custeando as calçadas daqueles que não podem pagar por elas e exigindo daqueles que podem. Não podemos aceitar calados que se concedam privilégios a uns poucos, enquanto tantos não têm nada.

Compartilhe

3 ideias sobre “Farofada

  1. Indignado do Batel

    Com nome de atriz de filmes proibidos para menores de 21, o que ela podia mesmo era colocar um colchonete num daqueles bancos e mandar ver.

  2. Curitibana

    Quem já passou na Praça do Japão nos finais de semana conhece bem o “ótimo” comportamento destes pseudos skatistas. Garrafas pets de tubão jogadas no chão, sacolas plásticas e embalagem de salgadinho sufocando as carpas do lago. Meninos caindo de drogados e andando como zumbis. Espero sinceramente que um destes garotos atropele esta senhora e derrube um de seus familiares na calçada para ver como é bacana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.