18:32Vem aí a “Estrada Parque Caminho do Colono”

Hoje, em Brasília, uma Comissão Especial deu parecer favorável  à criação da Estrada Parque “Caminho do Colono”. Houve apenas um voto contra. . O deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), é o presidente da comissão. O texto aprovado prevê a criação de um modelo ecológico de estrada, de uso sustentável e racional. A transformação do caminho em uma Estrada Parque deverá ser precedida de estudos de impacto ambiental, incluindo facilitadores de passagem para a circulação dos animais. A pavimentação deverá ser feita com blocos de basalto, sendo vedado o asfaltamento de qualquer parte do percurso.

O caminho existe desde 1924 e liga os municípios de Serranópolis e Capanema. Com o fechamento da estrada, os moradores dessas localidades passaram a ter de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque. O trecho interditado que corta o Parque Nacional do Iguaçu ocupa apenas 17 quilômetros da PR-495. O caminho sempre foi importante para as atividades econômicas e turísticas locais, sendo a sua reabertura uma reivindicação da população da região.

Compartilhe

5 ideias sobre “Vem aí a “Estrada Parque Caminho do Colono”

  1. Mario

    É um absurdo…. Por estas e outras que complica a imagem do Brasil… isto é coisa do Assis do Couto… a PTezada tem que expulsar este cara do Partido…

  2. Zangado

    É melhor talvez essa hipótese do que a progressiva destruição do que resta do parque Iguaçu.

    Um outra idéia seria transformá-lo numa Reserva Mundial da Biosfera, com benefício para todo o entorno, hoje incompatível com o parque …

    Mas quem se propõe?

    Mais fácil logo sangrar o parque …

  3. engenheiro curitibano

    Todas as pessoas sensatas, interessadas em preservar um dos últimos remanescentes de floresta nativa, devem se opor radicalmente contra este absurdo! Nós seremos cobrados pelas gerações futuras!

  4. Ricardo

    O único voto contra foi da deputada do PV Rosane Ferreira. Vou lembrar disso. Parabéns por fazer a sua parte deputada.

  5. Silvia

    Oi zé beto! segue abaixo informações sobre a posicionamento da Deputada Rosane Ferreira (PV-PR), a única a votar contra a proposta.

    Deputada Rosane quer levar projeto de abertura da Estrada-Parque Caminho do Colono para votação no plenário da Câmara

    Com o único voto contrário da Deputada Federal Rosane Ferreira (PV-PR), a comissão especial criada para analisar a construção da Estrada-Parque Caminho do Colono aprovou o relatório que autoriza a abertura da estrada, no oeste do Paraná, cortando ao meio o Parque Nacional do Iguaçu.

    O PL 7123/2010 aprovado tramitava em caráter terminativo na comissão especial, sem necessariamente ir para apreciação em plenário. “Agora, vamos nos valer de um recurso regimental para levar o projeto para votação no plenário da Câmara”, adiantou a Deputada Rosane.

    Para ela, “além de ser um retrocesso ambiental, interrompendo a recomposição da floresta de Mata Atlântica, o projeto abre um perigoso precedente para que outros parques nacionais sejam modificados”.

    Pela proposta, a estrada-parque que corta o Parque Nacional do Iguaçu será implantada no leito antigo do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163, fechada por decisão judicial desde 2003.

    Amparada por pareceres técnicos, Rosane argumenta que “os efeitos da fragmentação são bem conhecidos e se instalarão na área como uma verdadeira cascata, comprometendo de modo irreversível toda a porção centro-sul do Parque e consequentemente, toda a biodiversidade que habita o espaço”.

    Além disso, segundo informações da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, a estrada era usada por criminosos para transportar armas, munições e drogas, ou seja, sua reabertura significaria mais um complicador no controle das extensas fronteiras brasileiras.

    Link para a notícia: http://www.rosaneferreira.com.br/site/ver.php?id=446&grupo=1

    Assessoria de Imprensa da Deputada Federal Rosane Ferreira (PV-PR)
    Silvia Calciolari – MTB – 2259
    http://www.rosaneferreira.com.br
    f – Rosane Ferreira II
    t – @rosanedopv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.