11:36JORNAL DO CÍNICO

Do Filósofo do Centro Cínico:

Pela agilidade demonstrada na apuração do caso dos “Diários Secretos”, em 2042 teremos tudo devidamente esclarecido para quem paga a conta de tudo isso.

Compartilhe

5 ideias sobre “JORNAL DO CÍNICO

  1. Edson

    Também acho que a Gazetona se excede, mas, parece, que o nobre cínico não quer ver as coisas apuradas e os culpados punidos.

  2. zebeto

    consultei o cínico, edson. ao contrário do que você entendeu, ele acha que há muito tempo todos os trampas deveriam estar na cadeia, com direito a um banho de sol por semana.

  3. Palhares

    Filósofo Cinico, vou lhe dar a resposta através dessa carta abaixo.

    Carta de um Policial Civil do RJ
    15 de abril de 2009

    Amigos, às vezes o óbvio precisa ser dito e o redundante, expressado novamente.

    Divulgo a teoria de que os baixos salários das Polícias do Brasil e as políticas de segurança são mantidas nessa condição de caso pensado.

    Acho que não é falta de recursos, prioridade ou inépcia administrativa.

    A Polícia é pisoteada, humilhada, desmoralizada pelos governantes e daí pela Sociedade, de propósito.

    Por que?

    Paremos para pensar. A única entidade que pode provar a autoria de um crime e que tem estrutura para assim agir no âmbito nacional são as Polícias Civil e Federal. Quem tem a obrigação de receber a “noticia crime”, tomar declarações, periciar, pedir quebra de sigilos, acarear, etc, são estas duas Polícias.

    A Polícia Judiciária é a única que tem a função constitucional de “traduzir para linguagem judiciária o fato delituoso”. Sem essa tradução não há julgamento.

    O Magistrado julga aquilo que está escrito no Processo Penal, oriundo do Inquérito Policial, o qual por sua vez é feito pelo…? Inspetor de Polícia, todos nós sabemos como funciona.

    Sendo assim, o inquérito policial, o principal meio que o Estado dispõe para apurar a autoria de um crime e conseqüentemente punir o autor é feito pela Polícia Civil e Federal. Portanto, um Inquérito mal feito absolve o culpado.

    Aí está a chave do enigma: “quem condena ou absolve é a Polícia através do inquérito”. Os Ministérios Públicos, mesmo que a lei venha a permitir, não têm estrutura para absorver a tarefa.

    Isto posto, lembro que a Polícia que apura o furto de celular é a mesma que apura a corrupção, o superfaturamento, os cartéis, os crimes de favorecimento, a sonegação fiscal, crimes financeiros etc.

    Todos estes, crimes comumente praticados por… governantes criminosos..Ou seja, a Polícia Judiciária é a única entidade que pode impedir, através da punição, um governante corrupto e seus asseclas de saquear o erário público.

    Agora eu pergunto: quais as maneiras de se controlar e anular, numa “democracia”, uma entidade que detém tanto Poder? (É, Poder sim, todos os ditadores primeiramente controlavam a Polícia, o Exército e a imprensa. Não à toa, Edgard Hoover ficou “quarenta” anos na direção do FBI).

    A resposta: desacredita-la, desmoraliza-la, sub dividi-la. Como? Pagando pouco; escolhendo seu chefe convenientemente; colocando a Sociedade contra ela; mantendo-a técnica e tecnologicamente atrasada; exaurindo seu efetivo; prejudicando sua estrutura funcional e administrativa; provocando brigas internas; prestigiando e promovendo as PMs; anulando o ser humano, o policial.

    Exatamente o que acontece com as Polícias Civis.

    Os policiais são empurrados para corrupção ou para o segundo emprego.

    Por quê? Porque das duas maneiras estão cometendo infrações, ou penais ou administrativas.

    Por ganhar pouco, precisam trabalhar perto da residência, ficando sujeitos às “punições geográficas” e não podem contratar um advogado para cuidar de seus direitos administrativos. Assim ficam vulneráveis, o que os torna mais fácil de controlar.

    Amigos, os policiais do Brasil são manipulados e anulados de forma a permitir que a nação seja saqueada.Esse é 11º país onde circula mais dinheiro no planeta. Imaginem se nas delegacias de cada cidade do Brasil houvesse um setor de crimes contra a administração pública. Nem isso, mas se a população soubesse que todas as denúncias de corrupção fossem seriamente investigadas? Tudo seria diferente. A Polícia seria admirada e respeitada.

    Obviamente todos os Policiais sabem de tudo o que escrevo aqui, porém quem não sabe é a Sociedade.

    O cidadão comum não sabe quais são os trâmites existentes entre a noticia crime e a condenação.

    A Sociedade:

    – não sabe porque existem duas polícias estaduais;

    – não sabe que policial militar não é uma Autoridade Policial, nem o comandante geral da PM;

    – não sabe que a PM não tem a atribuição de interagir com o Judiciário;

    – não sabe que outras classes de funcionários públicos recebem salário muito maior do que os dos policiais;

    – não sabe que a Polícia Civil pode e deve investigar políticos corruptos, empresários milionários corruptos, funcionários públicos corruptos.

    Enfim, a Sociedade não sabe que a Polícia Civil é o gargalo por onde passa a apuração de todos os crimes e é controlada justamente por aqueles que cometem os maiores crimes, o político governante corrupto.

    A Sociedade não sabe o tamanho da corrupção que nos cerca. Só enxerga o que a mídia, controlada pelos governantes, lhe informa. A Sociedade não entende porquê os sindicatos das polícias civis não conseguem bons resultados e porquê a classe é tão desunida.

    Colegas, tentem se lembrar de quando não eram policiais. ESSA é a visão da Sociedade brasileira.
    Amigos, a única forma da Polícia Judiciária ser valorizada é através do clamor público.
    Apenas greve, ajuda, mas não adianta. A única coisa que faz um político agir é a opinião pública, a vontade do Povo.

    Minha sugestão é que se parta do princípio de que o “nosso cliente”, nosso verdadeiro chefe, a Sociedade brasileira, não compreende e não conhece nosso trabalho. É preciso mudar essa condição. Aí sim, essa profissão maravilhosa, que tem por finalidade combater o Mal, literalmente, terá chance de cumprir sua missão.

    Deixo quatro frases, que fazem muito sentido para o policial brasileiro:

    – “Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve”.

    – “O Juiz que ganha R$ 25.000,00 de salário julga o que o Inspetor de Polícia, que ganha R$ 1.500,00, escreve no inquérito”.

    – “A Polícia Civil é igual a um elefante amarrado a um banquinho”

    – “A Justiça é cega. A Polícia é sua visão”.

    http://www.sinpolgo.org.br/v2/index.php?option=com_content&task=view&id=571&Itemid=56

  4. Palhares

    Entenderam? A diferença de Polícia Judiciária e Polícia do Ministério Público, entenderam o que acontece no Paraná de uns tempos para cá? Quem têm o poder controla a mídia; a mídia controla o Ministério Público e o Judiciário. A Polícia Judiciária do Paraná como ganha mal, faz bico que foge do seu estatuto e os deixa nas mãos dos seus superiores que são controlados por quem têm o poder, a Polícia Judiciária do Paraná está manietada. Partindo desse princípio em que o Governador do Estado detêm o poder, os seus amigos têm tudo, os seus inimigos se não tiverem batom na cueca eles põem resto de papel higiênico da glande do inimigo, daí surgem os IP direcionados, se são direcionados, as investigações foram feitas nas coxas ou plantadas ou através de delação premiada.

    O Estado do Paraná há tempos tornou-se um estado totalitário.

  5. Palhares

    De novo…entenderam o “porquê” os policiais do Distrito Federal gamham 10 vezes mais que vcs. Quem investigou Roriz/Arruda/Delegados seccionais/deputados distritais no DF?
    O IP foi bem feito que aonde esses citados encontram-se? Em casa de pijama e de pantufa no pé, mais perdidos que garotas de programa em culto evangélico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.