8:32Enquanto isso, na Embaixada do Brasil na Bolívia…

Do senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) sobre a visita que fez nesta semana ao senador Roger Pinto, que está asilado na embaixada do Brasil na Bolívia há 11 meses “devido a insistente negação do governo boliviano de conceder o salvo-conduto a esse político”:

– Foi acertada e corajosa a decisão do governo brasileiro de conceder asilo político ao parlamentar, que corria real risco de morte. Pude constatar  que todas as supostas acusações feitas contra esse senador são infundadas. O que motiva essa perseguição política é o simples fato de que ele faz oposição ao governo do senhor Evo Morales.

– Chamou-me atenção, além disso, que, de duas semanas para cá, foi imposto isolamento maior ao senador Roger Pinto. Ele não pode mais receber visitas de amigos, está confinado em uma pequena sala do escritório da embaixada brasileira, sem direito a banho de sol e a assistência religiosa.

– Não me surpreenderá se, em breve, ele for também impedido de ter acesso à internet, ao telefone, enfim, todas a todas as formas possíveis de contato.

– É incompreensível a decisão do governo de Evo Morales de não respeitar o asilo concedido pelo Brasil a um perseguido político. Isso é um evidente desrespeito às normas de direito internacional costumeiro e de atos internacionais dos quais ratificados pela própria Bolívia, como a Convenção de Nassau.

– Temos muito o que compartilhar e defendo que mantenhamos uma relação de generosidade e solidariedade com a Bolívia. Porém, devemos construir essa relação, que é sensível, em bases democráticas, transparentes e com segurança jurídica. Não podemos nos iludir e acreditar que nossa relação está imune a problemas.

– Há princípios e valores que devem ser respeitados.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Enquanto isso, na Embaixada do Brasil na Bolívia…

  1. Pingback: Fuerte impacto en medios de Brasil por caso Pinto - eju.tv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.