6:47Em campanha

O desembargador federal Néfi Cordeiro, candidato paranaense a uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ), se reuniu ontem com o deputado André Vargas (PT), vice-presidente da Câmara Federal. Na audiência ele estava acompanhado pelo presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (APAJUFE), Antônio César Bochenek. Cordeiro busca apoio para sustentar a indicação à lista tríplice de candidatos que será apresentada à presidente Dilma Rousseff para a escolha do novo ministro. “A intenção é que eu venha representar bem o Paraná e o Sul no STJ”, justificou Cordeiro.

Compartilhe

4 ideias sobre “Em campanha

  1. Palhares

    Trafico de influênca? Advogacia administrativa?…Não.

    A própria Constituição, que é uma Carta política, tem na magistratura sua gardiã. As funções do juiz são, portanto, funções políticas, e daí não poder o Judiciário deixar de ser um poder politizado, mas não partidarizado.

    Erram, pois, ao nosso ver, os que querem separar o direito e a magistratura do político, do econômico e do social. Esquecem-se que, ao contrário do passado, quando, elitizados, se encastelavam, distanciavam-se da população, os juízes de hoje organizam-se em associações de classe, preparam projetos legislativos, editam periódicos, manifestam-se publicamente sobre temas políticos, criticam leis e o poder público, promovem lobby e passeatas, reivindicam melhorias salariais, fazem até greve. Os magistrados passam por um processo de oxigenação, renovação, modernização, juvenilizam e feminilizam seus quadros, fatores que abrem espaço para sua democratização. O Judiciário não mais pode ser visto como aquele Poder do passado, olimpico, hermético, inerte, anacrônico, esclerozado, incomunicável. Cresce entre os juízes a consciência da necessidade de democratizar o Judiciário, embora este continui a padecer de defeitos como lerdeza, burocratização, patrimonialismo, conservadorismo residual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.