14:19Rasera é condenado a 20 anos de prisão

O Ministério Público do Paraná informa:

Policial acusado de escutas clandestinas é condenado a 20 anos de prisão e perda do cargo

O Juízo da Vara Criminal de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, condenou o policial civil Delcio Augusto Rasera a 20 anos e nove meses de prisão, além da perda do cargo, pelos crimes de quadrilha e diversas escutas ilegais. A sentença, que abrange outros denunciados além de Rasera, foi proferida com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná.

Rasera havia sido preso no início de setembro de 2006 por uma equipe da Promotoria de Investigação Criminal (PIC), atual GAECO, durante o período eleitoral, sob a suspeita de executar escutas ilegais (os chamados “grampos”) e de portar armas ilegalmente. No mesmo mês, o GAECO denunciou 12 pessoas à Justiça de Campo Largo, acusando-as dos crimes de quadrilha armada e de interceptação clandestina de telefones (sem a devida autorização judicial).

O esquema teria como mentor o policial civil Delcio Augusto Rasera, que mantinha uma empresa de investigação particular, onde atuavam dois de seus filhos. Na época, Rasera estava afastado da Polícia Civil para trabalhar na Casa Civil.

As investigações do MP-PR apontam que a quadrilha, além de fazer interceptações clandestinas de telefones, obtinha extratos de ligações clandestinas e dados pessoais de titulares, para o fim de interceptações, junto a pessoas que trabalhavam em empresas de telefonia. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos, gravações e e-mails que comprovaram as interceptações perante a Justiça.

Cabe recurso da sentença de primeiro grau.

Compartilhe

7 ideias sobre “Rasera é condenado a 20 anos de prisão

  1. roberto parker

    QUE coisa triste. Membro de uma família que fez história em Curitiba e agora é condenado, depois de servir políticos, governantes e auxiliar a imprensa com informações valiosas. Perdeu-se no caminho e a família, com certeza, já está afetada. O gordo Rasera abusou demais. E seus assessores ?…

  2. Rodolpho

    Rasera é apenas a ponta do iceberg , e os graúdos mandantes ficaram impunes já que ele segurou toda a bronca, nesse ponto abstraindo os delitos foi corajoso ou o oposto receio de abrir o bico .

  3. Trajano Neto

    Quando leio as notícias sobre o caso dos grampos envolvendo o nome do Rasera, fica difícil não lembrar do filme Tropa de Elite, em especial a segunda parte do longa metragem. A analogia pode ser grosseira mas acho que vale a reflexão.
    Esculachar o menor de idade “avião” do tráfico, bater no “paraíba” sem camisa ” dono do morro”, prender vagabundo analfabeto e pobre tido como “cabeça” de alguma facção criminosa…é tudo barbada! Moleza e vende jornal, arruma votos.
    Os Laranjinhas, os Zé Pequenos, os Joãozinhos nascem e morrem todos os dias, são descartáveis e substituíveis de acordo com a necessidade do ” sistema”.
    Ainda bem que aqui no Paraná temos o MP ! Paladinos da moralidade!! Aqui peixe pequeno fica no aquário ! Os maiores continuam por ai…nadando de braçada no mar da impunidade!!
    Como disse Juca Kfouri uma vez “O delator é a personificação do cinismo, do caráter apodrecido. O torturador é instituição da covardia, do sadismo”
    Rasera, fala que eu te escuto !! Fala que todos queremos escutar o que você tem para dizer !! será que todos????
    O SISTEMA É F…

  4. Luciano Filho

    Misael Bispo foi condenado a 20 anos por matar a Mercia Nakashima. Rasera a 20 anos e 8 meses por interceptação telefonica. Não entendi!!!!! Qual crime é mais grave, ou tem algo que não sabemos nesta condenação????

  5. Conde Edmundo Dantas

    Absolutamente desproporcional a pena. Cometeu crime, sim, mas a pena imposta é para homicídio. Isto mostra que o Brasil precisa fazer algo para impedir os abusos do Judiciário e do Ministério Público. o corporativismo nesta instituições está indo longe demais. Lembrando que boa parte das escutas foram feitas em conversas de promotores, juízes e desembargadores.

  6. Velho de Guerra

    Após longo sono (induzido), acordei!
    Nada mudou, nestes dias e noites…apenas alguns amigos se foram para o sono, eterno.
    E agora, o “MP informa (???)”.
    Acho que acordei com o cheiro desta maracutaia…
    A empresa era aonde? Curitiba ou Campo Largo?
    Família no dicionário dos arautos é quadrilha.
    Escuta clandestina, com certeza à pedidos!
    Ops! Há semelhanças – os inteligentes saberão identificar – no nosso caso, com os célebres Caso Watergate e recentemente com o enredo do “mensalão”.
    Não é charada. São evidências.

    Conde Edmundo Dantas, me permita usar sua lapidar afirmativa “Lembrando que boa parte das escutas foram feitas em conversas de promotores, juízes e desembargadores.”

    Deixem eu me acordar plenamente…Daí vamos juntos recordar, lá atrás e chegar neste “release” de Campo Largo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.