10:20PARA NÃO ESQUECER

Foto e cartaz da primeira exposição do fotógrafo Ricardo Silva que será inaugurada hoje em Palmeira dos Índios, Alagoas

Ricardo Silva é pedra bruta iluminada por dentro. Ele consegue falar com todos através do olhar. Existe uma máquina entre o interior e o exterior. É o caminho que encontrou para dizer quem é. Suas fotos têm a força da pedra e a delicadeza da natureza. Ele domina e é dominado pelo simples e absurdo das formas e cores. E nos leva junto como se quisesse dizer que existe, sim – e é belo. Ricardo Silva estava pronto quando ganhou sua primeira câmera há pouco menos de quatro anos. Ele sempre observou. Antes, desenhou, porque também domina a arte, quadrinista underground dos tempos da Sampa alucinada. Foi embora para a origem de tudo, Palmeira dos Índios, Alagoas, e não embotou a alma no emprego que o faz vestir uma farda quase todo dia. Completou meio século de vida e séculos de sabedoria, mesmo porque sobrevivente do terror causado pelo álcool. Quando ficou sozinho naquela casa de uma rua cujo nome é poema, Bom Jesus dos Passos, viu que era seco como seu pai Zé Luis e amor puro como a mãe, cujo quintal cuida, recebe os bichos do sertão rega as plantas e fotografa tudo, transformando um espaço minúsculo num universo que encanta e aqui foi batizado com o nome dela, dona Zefa. A todos emociona – e a mim, que sou sangue do seu sangue, meu único irmão me dá esta felicidade indescritível de ser um grande artista.

Compartilhe

11 ideias sobre “PARA NÃO ESQUECER

  1. sandra

    Parabéns, Ricardo, pela exposição! Que seja a primeira de várias. E obrigada pelas “minhas” borboletas. Abs

  2. Ticiana

    Tio querido. Que alegria saber dessa exposição!!! Desejo muito sucesso! Parabéns! Grande abraço com saudades

  3. Marise Helene Horochovski

    Ah! o jardim encantada da dona Zefa! Quando estive em Alagoas, me perguntava ao percorrer aquelas estradas: onde será o jardim da dona Zefa? Adoro o trabalho do Ricardo e vou pedir emprestado seu texto, Zé Beto para colocar no meu blog e divulgar a exposição é o http://www.artetecta.blogspot.com
    Um abraço, Marise (passo por aqui todos os dias e várias vezes ao dia, viu Zé Beto?!)

  4. Marise Helene Horochovski

    Dá como comentário repetido, mas não é. Eu só fiz um elogio uma vez, tempos atrás… Vou repetir:

    Ah! o jardim encantada da dona Zefa! Quando estive em Alagoas, me perguntava ao percorrer aquelas estradas: onde será o jardim da dona Zefa? Adoro o trabalho do Ricardo e vou pedir emprestado seu texto, Zé Beto para colocar no meu blog e divulgar a exposição é o http://www.artetecta.blogspot.com
    Um abraço, Marise (passo por aqui todos os dias e várias vezes ao dia, viu Zé Beto?!)

  5. Daysi

    Mas que maravilha Zé Beto!! Grande artista esse seu irmão!! Parabéns a vocês pelo espírito!!

  6. Célio Heitor Guimarães

    Na verdade, Daysi, são dois artistas, ambos geniais no seu metiê. Com uma vantagem para o Ricardo, que tem o Quintal de Dona Zefa para cuidar, enquando ZB tem de nos aguentar nesta outrora hermosa e mui leal Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
    Parabéns pela exposição, grande Ricardo. Bem que você poderia mostrá-la também para os curitibanos.

  7. Tarsila Faria e Silva

    Parabéns pela exposição tio! Quem sabe algum dos diversos leitores desse blog não traz suas imagens pra cá? Estou torcendo pra que isso aconteça e a gente aproveita pra matar a saudades. Beijão e sucesso.

  8. Simon Taylor

    Porra, que notícia boa!
    As fotos do Ricardo precisam ser ainda mais vistas. São belíssimas.
    Um cara que simplesmente tem o dom. Falo “simples”, não porque é fácil, mas daquele simples que é o impossível, daquele que, ou você tem, ou não têm. E o Ricardo tem.
    Apesar de saber que não, por conta dessas fotos eu ainda acho que o Jardim da Dona Zefa tem milhares de Quilômetros.

    Parabéns, Ricardo, e muita sorte.
    Espero ver essa mostra pelas nossas bandas qualquer dia desses!

    Um abraço…
    Simon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.