16:53Ministério Público Federal, TCE e TCU recebem documentos sobre pedágio

Da assessoria de imprensa do deputado estadual Elton Welter:

O deputado Elton Welter subscreveu nesta quarta-feira (13), um expediente encaminhado pela bancada do Partido dos Trabalhadores, disponibilizando ao Tribunal de Contas do Paraná, Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal, o Relatório de Avaliação dos Pedágios  das Concessões Rodoviárias no Estado, realizado pelo CREA-PR e pelo SENGE-PR que são representantes dos usuários da Comissão Tripartite de Fiscalização criada para analisar o tema.

Para o parlamentar, “esse assunto é de extrema importância e o relatório serve para mostrar que o modelo adotado no Paraná é lesivo aos usuários. O documento aponta avaliações, observações e recomendações urgentes nas estradas pedagiadas. O CREA e o Senge realizaram um brilhante trabalho através da Comissão Tripartite percorrendo os trechos rodoviários dos seis lotes de concessão do Paraná” explicou Welter.

A Comissão Tripartite foi composta por quinze membros, sendo cinco do governo, cinco dos usuários e cinco dos concessionários que tiveram dois anos para apresentar o relatório.

Descaso – O deputado ao estudar o relatório constatou que há um “verdadeiro descaso do governo do Estado em relação ao interesse dos usuários. Falta um debate franco, aberto e transparente. O Estado não está controlando o valor dos investimentos, não sabe quanto às concessionárias faturam e não sabe gerir este negócio que é lucrativo para os operadores. Ou está acontecendo isso ou o próprio governo está escondendo a verdade” declarou.

Pedágio com preço europeu – Welter que esteve no DNIT em Brasília recentemente, foi informado que as concessões federais feitas pela entidade tem um custo aproximado de R$ 3 para cada 100 km, e, além disso, no sistema nacional duplica-se as estradas primeiro e cobrando-se pelas obras depois, exatamente o contrário do que ocorre no Paraná.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.