17:25A MP dos Portos no plenário da Assembleia Legislativa

Das assessorias das Lideranças da Oposição e Governo, respectivamente, na Assembleia Legislativa:

MP 595

O deputado Elton Welter defendeu no Plenário da Assembleia nesta terça-feira (12), a Medida Provisória 595, também chamada de MP dos Portos que tramita no Congresso Nacional.

O parlamentar contesta o discurso de que o governo Federal pretende privatizar os Portos. “Essa questão nem pode ser levada em conta e é uma visão que gente mal intencionada tenta implantar. Privatização foi feita pelo governo do PSDB. A presidenta Dilma e a ministra Gleisi defendem a modernização dos portos, aeroportos, rodovias e ferrovias do Brasil”.

Welter defende a ampliação do debate sobre o tema envolvendo todos os setores da sociedade. “É preciso discutir esse assunto e temos bastante tempo para isso, já que a votação da MP ocorrerá somente daqui a 60 dias. O governo Federal jamais pensou em privatizar e muito menos em retirar os direitos trabalhistas de quem trabalha no setor. Não se trata de privatização, mas sim, concessão” disse o deputado.

————————————

Sindicalista condenam privatização do PT na Assembleia

A privatização dos portos brasileiros que o governo federal está tentando fazer através da Medida Provisória 595 foi alvo de intensa polêmica nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa. O processo de privatização, que vem sendo comandada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, foi alvo de críticas e de vaias. Lideranças da União Geral dos Trabalhadores, como Paulo Rossi, destacaram que a privatização está sendo tocada de forma autoritária,  através de Medida Provisória, sem dar chance ao contraditório e que a MP vai fulminar direitos históricos dos trabalhadores portuários.

Paulo Rossi destacou que a presidente Dilma Rousseff adotou uma posição equivocada ao optar pela privatização dos portos brasileiros. E que a ministra Gleisi Hoffmann pode ter sido levada ao erro por desconhecer o setor portuário com maior profundidade. Fundamentou esse argumento citando artigo do blogueiro petista Tarso Violin, intitulado “Quem enganou Gleisi?”, para enfatizar que o PT está contrariando suas bandeiras históricas ao entregar os portos à iniciativa privada e sacrificar nesse processo os direitos trabalhistas dos portuários.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), que vem se posicionando contra o processo de privatização comandado pela ministra, disse que o governo federal chama para si todo o processo de privatização sem ouvir os trabalhadores. Essa postura está causando revolta até nos próprios sindicalistas ligados ao PT. Os portuários comandados pela Força Sindical já fizeram protestos nos terminais do país e aqui no Paraná a UGT se mobiliza para evitar que a MP dos Portos destrua as relações de trabalho da categoria.

Os riscos para os trabalhadores portuários, embutidos nas letras miúdas da MP 595 foram destacadas pelo deputado Alceu Maron Filho (PSDB), que é de Paranaguá. Ele afirmou que só quem não conhece o funcionamento de um porto pode afirmar – como fez o deputado do PT, Elton Welter – que a Medida Provisória não trará prejuízos para os portuários. Com a aprovação do texto original da MP os portuários (estivadores, carregadores, ensacadores, entre outros) perderão conquistas como o piso salarial e o plano de saúde.

Compartilhe

2 ideias sobre “A MP dos Portos no plenário da Assembleia Legislativa

  1. Palhares

    Em Paranaguá e em Antonina os empresários e trabalhadores portuários que não são competitivos, pois todas as benesses vai para a confraria onde a UGT e a TCP e outros empresários estão presentes tornando a concorrência desigual chamam essa Confraria da APPA Caixa 2.

  2. Mr. Walker Bush

    Zé pela minhas experiências lá na terra de Fernando Amaro, digo para vc: quando os estivadores fazem greve é que a causa é justa, agora greve de empregados de terminais privados da faixa portuária como são os filiados da UGT têm outro nome… o governo federal quer acabar com os donos das capitanias hereditárias em que se tornaram os portos brasileiros e não acabar com direitos dos trabalhadores avulsos, exite muita evasão de divisas nos portos brasileiros, para não dizer outra coisa.

    Sabe qual o apelido dado pelos estivadores aos diretores da UGT: “gato de aramazém” – pois, passam o dia inteiro dormindo em cima do saco -. quanto ao Paulo Rossi da UGT o BR quer que ele se torne o seu Acir Mezzadri, só que o Acir com o RR lutava por uma causa justa(pedágios).

    O pessoal da UGT moram na Chatuba.

    http://www.kboing.com.br/dicro/1-1055864/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.