12:41No zoológico e na política

Gleisi Hoffmann alimenta hipopótamo no Zoológico de Curitiba/Foto SMCS

A foto acima, publicada hoje na coluna social do jornalista Reinaldo Bessa, na Gazeta do Povo, suscita várias interpretações, inclusive a normal, ou seja, a que está explicada na coluna: a ministra da Casa Civil levou os filhos para passear no final de semana e, como qualquer visitante, alimentou o hipopótamos. Como na província nem tudo é o que parece, há quem interprete na imagem o que pode acontecer no panorama político do Paraná no ano que vem, quando Gleisi vai disputar o governo do Paraná com o atual chefe do Executivo, Beto Richa. Sempre sorrindo, no estilo simpatia à toda prova, a ministra alimenta o “bicho”, vulgo Estado, com repasses de verbas para os programas sociais no Estado, ela que é representante do governo federal,  mas na hora do “vamo vê”, ela transforma em churrasco o que engordou, distribui a carne e fatura os votos. Outra interpretação, mais humorada, seria a de uma crítica velada ao adversário, pois quem conhece um pouco de política sabe muito bem a história do Cacareco. Tudo bem que aquele era um rinoceronte que se candidatou a vereador em São Paulo e conseguiu 100 mil votos em 1959, mas se boi e boiada voam em política, e o bicho da foto é tão grande quanto o personagem do folclore, dá na mesma. Há também uma terceira, que tem a ver com o tamanho da boca do bicho: significaria a fome do grupo cujo comando a ministra divide com o marido, o também ministro Paulo Bernardo, depois que conseguiram tirar a prefeitura da órbita dos tucanos. Interessante também é que o flagrante foi feito por um anônimo fotógrafo da prefeitura, segundo o que foi publicado. Ok que há a  explicação de que um funcionário municipal, o diretor do zoológico, ciceroneou a autoridade federal – mas ele não aparece na foto. Isso é política!

7 ideias sobre “No zoológico e na política

  1. José Pedro

    O fotógrafo era da Prefeitura, ganhando horas extras porque a foto, segundo o colunista, foi no feriado. A Gleisi é fantasma da Prefeitura, o hipopótamos é comissionado? Então se amanhã ela for ver os macaquinhos do Passeio Público, vale também foto?

  2. Law

    Pena que existem anseios legítimos dos paranaenses (TRF do Pr e nomeação de paranaense de nascimento ao STf no lugar de Britto) que parecem não serem buscados efetivamente pela Ministra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>