14:59As escolas de samba na avenida

A Fundação Cultural de Curitiba informa:

Desfile das escolas de samba de Curitiba será neste sábado

A Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será tomada neste sábado (9) pelo desfile dos blocos carnavalescos e escolas de samba de Curitiba. Como já é tradição no carnaval curitibano, a festa começa com a passagem dos blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores, a partir das 19h30, antes da largada das escolas, programada para as 21h30.

O desfile deste ano fará uma homenagem especial a Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, um dos grandes nomes do carnaval da cidade, falecido em dezembro do ano passado. Fundador da primeira escola de samba da capital, a Colorado, em 1945, Maé também foi o autor do primeiro samba-enredo curitibano e de diversos sambas que marcaram a produção paranaense nesse gênero. A entrega da homenagem à família do compositor será feita pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, às 21h, antes da entrada da primeira escola, a Unidos do Bairro Alto.

Os blocos carnavalescos trazem novidades. O Rancho das Flores, formado por integrantes da terceira idade que participam dos programas da Fundação de Ação Social, faz a festa em torno do enredo “Rancho das Flores nas Praças das Etnias”, de Luiz Ferreira e Rodrigo Barros. O Derrepent brinca ao som do samba “Nas Cores do Arco-íris”, de Mário Sérgio Barbosa.

Abrindo o desfile das escolas às 21h30, a Unidos do Bairro Alto leva para a avenida o enredo “Meio Ambiente, a Causa Consciente”, composto por Luiz Antunes Rodrigues. Com carro alegórico e 200 componentes, a escola mostra como Curitiba preserva o meio ambiente, com referências à separação do lixo e à beleza dos parques e praças da cidade.

Na seqüencia, a Escola de Samba Os Internautas contará a história da cidade de Pinhais, por meio do enredo “O mundo mágico de Pinhais”, também escrito por Luiz Antunes. A escola saiu com 200 integrantes e um carro alegórico para homenagear os 20 anos de emancipação do município, que se destaca pelas suas belezas naturais e pelo desenvolvimento em todas as áreas, inclusive nas artes.

No ano em que comemora 65 anos, a Escola de Samba Embaixadores da Alegria, a terceira a dar a largada, apresenta o enredo “Hoje tem Palhaçada? Tem Sim Senhor…” Usando a sátira como elemento fundamental, a escola conta as histórias de homens humildes, como os palhaços graciosos dos circos, até as histórias mais grotescas de personagens envolvidos em corrupção. A Embaixadores também leva 200 componentes e um carro alegórico, para dançar e cantar o samba criado pelo compositor Ernani Rodrigues.

A Leões da Mocidade é a quarta agremiação a passar pela avenida, com o enredo “Kolody para o Mundo, Helena para os Amigos – Centenário Dedicado à Poesia”, numa alusão ao centenário de nascimento da poeta paranaense Helena Kolody. O samba-enredo composto por Heitor Hedeke, Marcos Mano e Marquinhos da Engenhoca é responsável pela animação da escola, que desfila com 395 integrantes e três carros alegóricos.

“O Reino Encantado do Carnaval”, do compositor Silvio Costa (o Turco), é o tema do desfile da Escola de Samba Mocidade Azul, que convida os foliões a conhecer a magia do seu carnaval. O enredo apresenta uma Mocidade onde todos são bem-vindos, não importa a cor, idade, classe social, preferências, religião ou profissão. Saem pela escola 500 componentes e três carros alegóricos.

O desfile encerra com a largada, prevista para as 2h30 da madrugada, da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, com o enredo “Salve Jorge, o Santo Guerreiro”, dos compositores Digão, Polaco, Mainovo e Diogo. Com 500 integrantes e quatro carros alegóricos, a Acadêmicos da Realeza apresenta a saga do Santo Guerreiro “São Jorge”, fazendo referências aos costumes cristãos, passando pelas crenças das religiões afro-brasileiras e pelo imaginário popular.

As escolas vencedoras do Carnaval 2013 de Curitiba serão conhecidas no domingo (10), após a apuração dos votos do júri, que será feita no Memorial de Curitiba, a partir das 15h. As notas serão atribuídas por um total de 20 jurados, mais dois suplentes, sendo dois nomes para cada um dos seguintes quesitos: bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas.

Serviço:

Desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2013

Local: Avenida Cândido de Abreu

Data: 9 de fevereiro de 2013 (sábado), a partir das 19h30

Programação:

19h30 – Bloco Afoxé

20h – Bloco Derrepent

20h30 – Rancho das Flores

21h – Homenagem a Maé da Cuíca

21h30 – Escola de Samba Unidos do Bairro Alto

22h30 – Escola de Samba Os Internautas

23h30 – Escola de Samba Embaixadores da Alegria

00h30 – Escola de Samba Leões da Mocidade

01h30 – Escola de Samba Mocidade Azul

02h30 – Escola de Samba Acadêmicos da Realeza

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.