19:39Para aprender com Xavi

por Tostão

…. Há muitos dirigentes, técnicos, torcedores e jornalistas interessados apenas nos melhores momentos, no resultado, na festa do entretenimento, e desinteressados da fantasia e do jogo coletivo. Não podemos ver futebol apenas com o olhar utilitário.

Existe uma lenda, uma desinformação, de que os maiores times da história eram excepcionais, somente porque tinham grandes craques. Eram excepcionais também porque jogavam um ótimo futebol coletivo, de acordo com o estilo da época.

Neymar está cada dia mais espetacular. Alia a eficiência com a descontração. Por outro lado, receio que ele, facilitado por defesas fracas, goste tanto da brincadeira e transforme seu talento em um show à parte, desvinculado do jogo coletivo. Pelé, Messi e os grandes craques participam do conjunto. A diferença é que, quando a bola chega a seus pés, mostram suas singularidades.

Deveria ser obrigatório a todos os treinadores e jogadores de meio-campo assistir a todos os jogos do Barcelona, só para seguir Xavi e aprender como se joga coletivamente e com técnica. Ele ocupa todos os lados e posições do campo, de uma intermediária à outra. Toca, recebe, toca e faz todo o time jogar. Xavi possui a grande qualidade de saber o momento certo de dar um passe decisivo. Nunca dá a bola ao adversário. Um craque, genial.

*Publicado na Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>