7:59Dilma vai a Arapongas inaugurar agroindústria de cooperativa do MST

Na próxima segunda-feira (04) a presidente Dilma Rousseff inaugura em Arapongas, no Norte do Estado, no assentamento Dorcelina Folador, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Agroindústria de leite e derivados da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran). O governador Beto Richa, a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também participarão da cerimônia. Estima-se que a Agroindústria atenderá diretamente 4 mil famílias assentadas e pequenos produtores de Arapongas, Apucarana, Londrina e Maringá e a previsão é de beneficiamento diário de 90 mil litros de leite que deverão ser transformados em queijo mussarela, ricota, requeijão, leite pasteurizado, bebida láctea, iogurte, manteiga e doce de leite. Os produtos serão vendidos com a marca Campo Vivo na rede de comercialização das cooperativas da Reforma Agrária. Atualmente o MST no Paraná possui 18 cooperativas que formam a Rede de Cooperativas da Reforma Agrária do estado. Elas estão agrupadas em torno da Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná (CCA). Segundo o MST, “o objetivo melhorar as condições do trabalho no campo, com geração de renda as famílias assentadas, garantindo e oferecendo alimentos de qualidade a sociedade”.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Dilma vai a Arapongas inaugurar agroindústria de cooperativa do MST

  1. DANIEL SIMEONI DE OLIVEIRA

    O Governo Federal está levando adiante um extenso projeto de reforma na estrutura do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Se concretizada, será a mudança mais profunda na instituição desde sua criação, em 1970, em pleno regime militar.
    O Brasil ainda pena a ausência de uma efetiva governança agrária: não temos sequer um cadastro confiável de terras no país. Numa realidade marcada pela tecnologia e informação, isso é inadmissível.
    O atual controle pelo INCRA da aquisição de terras por estrangeiros no Brasil é muito precário, a fiscalização da função social de imóveis rurais é insuficiente e a fiscalização do Imposto Territorial Rural não é realizada. Falta maior governança agrária e maior controle da malha fundiária do país.
    O SindPFA (Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários) do INCRA, iniciaram em 16/01/2013 uma campanha por uma nova governança agrária para o Brasil, sugerindo a criação do Instituto de Terras do Brasil (INTERBRAS).
    Mais informações nos sites:
    http://www.sindpfa.org.br
    http://www.gestaodaterra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.