9:34BTG Pactual compra o Bamerindus por R$ 418 milhões

Do jornal Valor

O BTG Pactual fechou nesta quarta-feira a compra do antigo banco Bamerindus, como antecipado pelo Valo Pro, serviço de informação em tempo real do Valor. Segundo comunicado enviado ao mercado, o BTG Pactual pagará R$ 418 milhões ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), maior credor do Bamerindus, em cinco parcelas anuais. Além dessa valor, o BTG também terá de investir para reativar as operações do banco.

O BTG Pactual passará a ter 98% do Bamerindus, que dessa forma sairá do processo de liquidação extrajudicial em que se encontra há 15 anos. A operação também envolverá “a aquisição dos direitos creditórios e ativos detidos pela instituição, que serão utilizados futuramente no contexto das atividades de crédito do BTG Pactual”.

O maior atrativo do banco, que sofreu intervenção do Banco Central em 1997, são seus créditos tributários. Com eles, o grupo BTG, que opera com lucro, poderá reduzir os impostos a pagar. Segundo fontes a par das negociações, o BTG também tem interesse em outros ativos que estão dormentes no Bamerindus.

Ao fim da operação, que ainda levará cerca de seis meses para ser concluída, o Bamerindus sairá da liquidação um patrimônio líquido positivo. A marca Bamerindus não está envolvida na transação porque foi vendida para o HSBC, em 1997, junto com outros ativos de boa qualidade que a instituição tinha na época.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.