17:48Paranaéreo

Da Agência Estadual de Notícias:

Governo propõe incentivos para fabricação de aviões no Paraná

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, reuniu-se nesta quarta-feira (30/01) com o diretor da empresa Planair, Paulo de Souza, para discutir suporte ao projeto de construção de aeronaves no Paraná. Para isso, explicou Barros, o Executivo já enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo a criação de um programa chamado de Paranaéreo.

A nova legislação especifica incentivos à cadeia produtiva aeronáutica, desde empresas de projeto, engenharia, manutenção, peças e montadoras de aviões civis e militares. O texto aguarda votação da redação final, o que deve ocorrer na próxima semana.

A Planair possui uma linha de produção no aeroporto Santana, em Ponta Grossa, e busca apoio e incentivos do Governo do Estado. “Temos todo o interesse em incentivar a Planair e outras empresas do setor. São investimentos de alta tecnologia, que geram mão de obra qualificada e estimulam a inovação no Estado”, disse.

A empresa planeja investir mais R$ 15 milhões na ampliação unidade em Ponta Grossa para a fabricação do modelo Curiango, que está em fase de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e de outros modelos.

O Curiango é um avião agrícola 100% nacional e que pode ser usado no combate a incêndios. Já foram investidos cerca de R$ 26 milhões no projeto. Segundo o diretor da empresa, a aeronave possui preço competitivo e já existem diversas intenções de compra. Um modelo está disponível para demonstração no aeroporto de Ponta Grossa.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Paranaéreo

  1. GUMERCINDO SARAIVA

    BAH GURI,

    O nosso presidente da Província e gaudério premiado nos CTG’s do estado, o Betu Richa, descobriu enfim que na Capital Cívica as oportunidades de desenvolvimento industrial são imensas.
    Essa fabriqueta em PONTA GROSSA, é apenas o início do processo de desenvolvimento da industria aeronáutica nos campos geraes.
    Projeto bagual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.