6:54Os verdadeiros culpados

por Célio Heitor Guimarães

Tragédias como esta ocorrida na madrugada do domingo em Santa Maria, RG, somente acabarão quando se começar a responsabilizar o poder público. É claro que os donos da casa noturna entupida de jovens, sem atenção às devidas normas de segurança para funcionamento; o autor da insanidade de disparar um sinalizador dentro do estabelecimento; e os imbecís que barraram a saída do público, preocupados com a quitação da despesa, são culpados. E muito. Mas e as autoridades públicas – governo do Estado, prefeitura  municipal, força policial, incluindo o próprio Corpo de Bombeiros –, às quais cabe proteger os cidadãos e garantir-lhes segurança, inclusive nos momentos de lazer? Eis aí os verdadeiros criminosos, lépidos, fagueiros e impunes.

Após o desastre, não adianta dar atendimento às vítimas feridas, oferecer ajuda e conforto às famílias dos falecidos, manifestar solidariedade aos sobreviventes e a toda a comunidade em estado de choque e prometer rigorosa investigação sobre o ocorrido. Tudo isso não passa do óbvio burocrático, providências fadadas ao esquecimento algumas horas depois.

Patéticas, cínicas e hipócritas são também as medidas de repente determinadas por autoridades públicas federais, estaduais e municipais no sentido de fazer uma revisão das condições de segurança dos demais estabelecimentos do gênero no país e um levantamento da legislação existente sobre a matéria, quando todos sabem que mais de 90% de tais templos de diversão não têm condições mínimas de funcionamento e a legislação não é cumprida pelos próprios agentes públicos.

As grandes culpadas de tais catástrofes, que volta e meia chocam o país, são as autoridades constituídas, aquela gente a quem nós, os cidadãos de boa-fé, demos poder para que nos protegessem. E estamos pagando a ela para isso.

Se são incompetentes ou mal-intencionados, não podem valer-se da tragédia, que, por dever de ofício, deveriam prever e evitar, para posar, compungidos, na fotografia e diante das câmeras de TV como defensores do povo. Na verdade, são criminosos, que já deviam estar recolhidos ao xadrez. Aí sim, talvez a população estivesse um pouco mais amparada.

Compartilhe

3 ideias sobre “Os verdadeiros culpados

  1. Coronel Perseu Jacutingassa

    Ainda não entendo como que um corpo de bombeiros pode liberar uma arapuca daquelas, nem que fosse para 300 pessoas. Sem saída de emergência, com teto inflamável…
    Aí tem corrupção ou malemolência.
    Como fomento, não adianta posar de herói depois.
    O comandante dos bombeiros de Santa Maria já deveria ter sido exonerado.
    Burocratas fardados não servem para muita coisa.
    Para cada militar que combate o crime ou o fogo, há uns 2 que só andam no carpete de repartições… A maioria oficiais que ganham muito mais que os outros.
    Para que?

  2. ivan

    TRABALHEI COMO CHEFE DE FISCALIZAÇÃO DE UM MUNICIPIO DA REGIAO METROPOLITANA, E A CULPA DE TODAS AS TRAGÉDIAS É DA PREFEITURA…. PRIMEIRO SE TA ABERTA A FISCALIZAÇÃO DEVERIA PASSAR MAIS NAO PASSA E SE PASSA VAI BUSCAR PROPINA O BOMBEIRO NAO TEM RESPONSABILIDADE DE FISCALIZAR E SIM DE VISTORIAR PARA QUE A PREFEITURA CEDA O ALVARÁ, PORTANTO TODA A RESPONSABILIDADE É DAS PREFEITURAS….

  3. Dilas

    Perfeito! Cadeia pra quem assinou o alvará, cadeia pro vistoriador do Corpo de Bombeiros. E severas punições ao prefeito da cidade e ao comandante do Corpo de Bombeiros da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.