19:01Julgamento de Carli Filho será no dia 26 de março

Do G1, em reportagem de Bibian Dionísio e Fernando Castro:

Ex-deputado Carli Filho vai a julgamento popular em 26 de março

Ele é acusado de ser responsável pelo acidente que matou dois jovens. Ex-político paranaense pode pegar até 20 anos por dolo eventual.

A Justiça determinou que ocorra em 26 de março de 2013 o julgamento do ex-deputado estadual do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho, acusado de provocar a morte de dois jovens em um acidente de trânsito, em Curitiba. Ele vai responder por duplo homicídio com dolo eventual e, se for condenado, pode pegar até vinte anos de prisão, com possibilidade de aumento de até 50% da pena por ter havido mais de uma vítima.

O ex-deputado é responsabilizado pelo acidente que matou Gilmar Yared,  de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, em 2009. Ele ficou gravemente ferido e chegou a ser transferido para o Hospital Albert Einsten, em São Paulo. Segundo exame etílico, o ex-deputado estava embriagado e também em alta velocidade. O laudo do Instituto de Criminalística apontou que ele dirigia a uma velocidade entre 161 e 173 km/h. O acidente comoveu toda a cidade. A família de uma das vítimas fundou o Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN) que tem como objetivo apoiar as famílias de vítimas de acidentes de trânsito.

A defesa de Carli Filho tentou evitar o júri popular recorrendo ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça. O objetivo era fazer com que o Carli Filho respondesse por homicídio culposo e não doloso. Desta forma, em caso de condenação, a pena seria menor.

G1 conversou com o advogado de acusação, Elias Mattar Assad, que afirmou confiar em uma condenação. “Esse processo é uma Monalisa. Nós temos todas as provas necesárias para esse julgamento”, disse.

Já o advogado de defesa de Carli, René Dotti, não foi localizado pela reportagem. O escritório de propriedade do jurista informou que ele falará sobre o assunto apenas na quarta-feira (30).

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.