11:49A Globo e a trágica cobertura da tragédia

Por Roberto Bertholdo

Desde muito jovem sou viciado em telejornais. Hoje, sempre que possível, assisto o Bom Dia Brasil, o Jornal da Band, o Jornal Nacional e o Jornal da Globo.  Domingo todos nós brasileiros fomos dormir mais tristes – e continuamos abalados com a tragédia em Santa Maria.
Nenhum homem ou mulher de bem deixa de sofrer, pelo menos um pouco, a dor de tantas famílias e tantos irmãos gaúchos.
Contudo, assistindo nesses dias todos os telejornais, percebi que a programação dessas entidades privadas, oriundas de uma concessão pública, não têm o menor compromisso com o serviço público.
A busca desmedida pela audiência medida pelo IBOPE, norteia cada segundo de cobertura. A trilha sonora ou mesmo os segundos de silêncio são milimetricamente pensados e dirigidos para manter a população vidrada diante da telinha.
Ontem, por exemplo, o Jornal Nacional iniciou sua matéria mostrando o editor e âncora Willam Bonner embarcando no jato privado da Globo. Imagens dele dentro da aeronave mostravam o conforto com que o jornalista se deslocou do Rio de Janeiro para Santa Maria.
Nada contra o conforto, que fique claro, mas qual a relevância que havia no fato d  Bonner viajar de jatinho para Santa Maria?
Onde está a notícia nisso? Alguém sabe o por quê dessa imagem? Explico: merchandising.
Logo na sequência, Bonner, já em Santa Maria, e diante da casa noturna da tragédia, ancorou todo o telejornal.
A partir daí, o telejornal dividiu o conteúdo em três tópicos: a) as possíveis causas do acidente e a ação policial; b) as vítimas e seus sepultamentos; c.) a exploração do sofrimento de pais, mães, parentes e da população da cidade – essa parte a mais predominante na “cobertura”.
Em resumo: a Rede Globo privilegiou aquilo que dá audiência: o sensacionalismo.
Deixou de lado, aliás como sempre faz, a prestação de serviço público.
Por exemplo: digamos que eu ou qualquer telespectador quisesse contribuir com as ações de salvamento daqueles que estão em hospitais como deveríamos fazer? Quem e onde deveríamos procurar? Através do Jornal Nacional não ficamos sabendo.
O Jornal Nacional também deixou de informar que os principais responsáveis são as autoridades públicas que permitiam que aquela casa de eventos permanecesse aberta, sem as mínimas condições de segurança.
Por outro lado, mostrando total desarticulação e falta de sensibilidade com a área comercial, durante o intervalo quem aparece? A mulata Globeleza sambando. No mínimo um deslize e falta de respeito.
Ora, a Globo deixou evidente que não há compromisso nenhum com a prestação de serviço público. Não há também qualquer esmero com a boa prática do jornalismo.
Já no Jornal da Band, que tem o craque Ricardo Boechat, profissional de duas mãos cheias, apesar de ele não ter diploma de jornalista, a cobertura foi mais profissional.
Como âncora, Boechat deu uma “paulada” no governador Tarso Genro que, como máxima autoridade do estado, se omitiu em responsabilizar as autoridades públicas que são sim as principais responsáveis pela tragédia.
Claro que os proprietários da casa e os meninos da banda também têm responsabilidade, mas elas são marginais ou acessórias.
Não é necessário ser especialista para saber que uma casa como aquela não poderia estar em funcionamento.
Imagine então o quanto isso estava claro para o Corpo de Bombeiros e para o departamento de urbanismo da prefeitura de Santa Maria? Evidente que eles sabiam que o local era impróprio.
Neste episódio, a Globo mostrou que seus interesses econômicos estão e estarão sempre acima dos interesses da sociedade.
Mostrou que sua hegemonia esmagadora lhe permite deixar de lado o bom jornalismo e privilegiar o bom faturamento. É uma pena. Acabam deseducando nossa população. Formam opinião de forma equivocada.
O pior de tudo é que o uso da tragédia se alongará por semanas e semanas como uma verdadeira telenovela, transformando esta tragégia em uma trágica cobertura.
Compartilhe

33 ideias sobre “A Globo e a trágica cobertura da tragédia

  1. Dimas

    Bertholdo, belissimo texto, preciso, claro, concordo que seja isso…gostei da parte da mulata sambando, total desrespeito e falta de sincronia.

  2. Parreiras Rodrigues

    Na veia, dr. Bertholdo.

    E, depois do noticiário, até o Boa Noite é despropositado.

  3. Jefferson

    Concordo com o jornalista, mas acho que a culpa não é apenas dos administradores do Rio Grande do Sul. Esses casos acontecem em todas as cidades do Brasil, sem nenhuma exceção. O governo federal também é culpado, pois o Ministério da Justiça deveria diciplinar esses locais. Além disso, o problema é muito maior que simplesmente a segurança do espaço físico destes locais de entretenimento. O uso indiscriminado de alcool e de substâncias entorpecentes é frequente e as polícias e as casas noturnas fazem, em flagrante conluio, VISTAS GROSSAS para este fato. Me arrisco a dizer que se somarmos o número de mortes semanais por brigas ou acidentes de transito de pessoas que saem dessas casas noturnas nos finais de semana devem reproduzir o mesmo número de mortes de STa. Maria. O que acontece é que não somamos as mortes e só vira notícia quando atinge a classe média ou alta. Isso sim vira notícia, porque como mesmo diz o articulista, isso dá Ibope. O Brasil é um país que faz de conta. A administração pública faz de conta que administra e fiscaliza, os jornalistas fazem de conta que noticiam, a população faz de conta que vota, faz de conta que é honesta, faz de conta que cobra e fiscaliza, faz de conta que estuda, faz de conta que trabalha. O judiciário faz de conta que é justo. O ministério Público faz de conta que trabalha. Os deputados fazem de conta que legislam. As faculdades fazem de conta que ensinam. Os religiosos fazem de conta que rezam. Os fiésis também fazem de conta. Porém, todo mundo sem nenhuma exceção , inclusive eu, está atrás de dinheiro. O resto é balela. E tenho dito.

  4. engenheiro curitibano

    Este texto deveria ser de leitura obrigatória nas escolas, pois contribui para a formação de esprírito crítico. Ele é válido para todos os canais de televisão aberta no Brasil. Meus parabéns ao blog por divulgar texto de tamanha qualidade.

  5. Luísgm

    Uma tragédia como a de Santa Maria é obviamente algo que a sociedade sofre e sente juntamente com as vítimas, então por que ao invés de investir nesse sentimento de culto a uma dor perpétua para as vítimas e seus familiares a imprensa não se porta em discutir a o problemas em si e suas causas? Em passar a informação ao expectador de forma crua e a expor todos os agentes nela envolvidos?

    A venda da matéria e a exploração do sofrimento humano são tristes práticas do atual jornalismo de grande repercussão, que acaba descambando para o puro sensacionalismo e, no privilégio do interesse político, as emissoras direcionam a opinião pública para os culpados que elas próprias elegem.

    Só para ilustrar e complementar o seu artigo, Bertholdo, seguem as manchetes do momento nos portais da Globo e da Folha de São Paulo, e veja quantas dessas notícias se direcionam em discutir a problemática institucional que também permitiu que uma tragédia dessas acontecesse e quantas se voltam em cultuar a dor das vítimas:

    GLOBO: MP: há contradicão em versão de banda e donos de boate; Jovem salvou o irmão sem saber quem era; Sobrevivente do incêndio relembra pisoteamento e tumulto na boate; Jovem alivia a mãe: ‘Escolhi o caminho certo’; Polícia faz buscas em casas noturnas de sócio; Prefeitura entrega hoje documentos sobre boate; Kiss já foi condenada a indenizar jovem que perdeu a comanda; Cinzas de jovem de SC irão para gruta no Rio; Luan Santana faz vídeo em homenagem a fã que morreu; Comércio abre as portas com faixas de luto.

    FOLHA DE SAO PAULO: Polícia faz buscas em outra boate e cervejaria de proprietário da Kiss; Kiss estava superlotada na noite de tragédia; Seis feridos tiveram alta; 75 em estado grave; Janaína, 19, tinha ido trabalhar em boate no lugar da mãe doente; Deixei anônimos me ajudarem, conta bombeiro sobre resgate; Paulista morto em incêndio é enterrado na Grande São Paulo; Artefato foi instalado na luva de vocalista de banda, diz polícia; Homenagem reuniu milhares em Santa Maria; Claudia Colucci: Luto por filho é um dos piores; Clóvis Rossi: Tragédia não é terceiro-mundismo; Editorial: Dor e reparação; Engenheiros e arquitetos poderiam ajudar na fiscalização.

  6. katavento

    Concordo com o texto, tá ótimo, mas quanto a propaganda é impossível a Globo, ou, outro veiculo qualquer deixar de por propaganda, isso é quebra de contrato. Sera q a Gazeta, EStado, Metro, etc (o proprio JOrnale) eliminaram tds propaganda.

  7. Zaga

    E o que falar da charge de Chico Caruso na capa d’O Globo, edição de ontem? Fazendo humor com uma tragédia.

  8. ruthbolognese

    Bertholdo,
    Concordo com tudo o que vc disse e acrescento : no domingo, quando o brasil inteiro ainda estava estupefacto com a tragédia, a apresentadora do programa esportivo, Glenda Voslosvski, ou qualquer coisa assim, que improvisou a pior cobertura de um assunto de toda a história da TV brasileira, se despediu dos telespectadores com a seguinte frase: ” e agora assistam os “Irmãos Cara de Pau”.Abs, ruth

  9. Maria

    Desde quando o Bertholdo entende de jornalismo? Quem deve ter escrito foi o Zé Beto ou o Bittencourt. hahaha

  10. Jeremias, o bom

    Roberto Bertoldo está cada vez melhor.
    Belo texto mas, acima de tudo, verdadeiro texto.
    Ele tem opinião própria sobre diversos temas da atualidade e não se omite de apresentá-la.
    O “formam uma opinião equivocada” foi demais.
    Cabe a carapuça em vários comentaristas deste blog e até no titular. Desculpe, ZB, não me tenha em má conta, pois sou seu fã, mas que as vezes você pisa na jaca, isso pisa…

  11. jose

    ZB, dá um controle remoto pra ele e explica que é simples: se não gosta da Globo é só mudar de canal…

    Aliás, dos quatro telejornais que ele cita, tres são da Globo…

  12. mauricio cavalcanti

    Televisão vive de Ibope. A audiência do jornal de ontem foi muito boa. Está certo o Bonner. O fato dele se deslocar de jatinho para Santa Maria demonstra a importância que a Globo deu ao assunto, só isso, nada mais.

  13. Paulo

    Pedrada merecida na GLOBO. Esses cara só pensam em $$$ e pra isso vale de tudo: sexo, sexo grupal, homosexualismo, seja lá o que for tá valendo, menos a família.

  14. Juca

    É isso mesmo. Tudo bem tudo ceerto pouca coisa se acrescenta, mas… Não é somente na casas noturnas que tem irreguaidades, de vgilância ant´ri,peveção de incêndio,saidas de emergênca, acessibildad com segurançor exemplço se forevisita alguns prédios públicos e aí no centro cívico bem do ladinho do poder estadual poderemos ver que existem coisas do arco da velha, sem escadas de incêndio, corredoes estreitos, dificuldades para pessoas portadoras de necessidades especiais, entulhos e mais entulhos em pontos de fuga, alguns subsolos que não há como fugir no caso de um sinistro. Então é justo o que está posto na matéria, mas também vamos ver os edifícios públicos, este é só procurar que dá para ver.

  15. Luciano Ferreira

    Tragédia anunciada

    Concordo com o senhor Bertholdo e complemento. A grande maioria, com raríssimas exceções, das Baladas ou casas de show de Curitiba tem situação pior que a Boate Kiss, de Santa Maria, pois vejamos:
    1. Superlotam os locais com 1,2, 3 mil pessoas, sem nenhuma infraestrutura como extintores, saída de emergência, etc; só querem saber do dinheiro;
    2. Cobram absurdamente pela entrada e bebida, arrecadando milhares de reais por noite, como aquela casa country do Batel, cujo “kit” com 18 energéticos, 4 vodkas e 4 espumantes, custa R$ 1.690,00;
    3. Os kits, pasmem, vem com aquelas velas que disparam chamas para cima, com grande risco de incêndio, mas são disputadas pelos milionarinhos idiotas que querem mostrar quem ” pode mais ” $$$$$;
    4. Colocam seguranças despreparados -vide caso daquele menino que perdeu a perna após ser agredido porque perdeu a comanda… , geralmente PMs de folga, o que é ilegal e ninguém faz nada;
    5. Não tem Alvará de Bombeiro e/ou da Prefeitura que também não estão nem aí – só agora resolveram ” endurecer” após a repercussão da tragédia do RS;

    6. Vendem abertamente para quem quiser ver, todo tipo de droga de ecstasy ao ” pó mágico ” e ninguém nunca fiscalizou. Ou alguém sabe de alguma prisão de dono de boate por tráfico?

    Mas o pior de tudo vem agora:

    Os maiores bares e casas de shows e boates da cidade são da familia de 2 deputados estaduais, cuja influência junto ao poder Público é imensa… basta ligar lé com cré como diz vc Zé Beto e ninguém, polícia, bombeiro ou Prefeitura fiscalizam.

    Ocorrer aqui o que aconteceu em Santa Maria é questão de tempo.

  16. Exploração

    Maior exploração desse Bertholdo, escreve assunto polemico, só pra dar Hibope no JOrNALE. No Jornale pode e na Globo não? Ipocrisia.

  17. indignado

    Concordo com voce dr Roberto, mas se me permite vou dar-lhe um conselho, deixe de assistir tantos telejornais, eles são todos iguais e não acrescentam nada. Hoje pela manhã vi o tal Bom Dia Brasil, a âncora queria que o major do Corpo de Bombeiros assumisse a culpa pela superlotação da tal boate. Ficou até feio a insistência da coroa, mas o major não se deixou abater. O governador gáucho leva muito a sério os ensinamentos do seu companheiro de partido, o Canabrava, não perde uma só oportunidade para dar uma mancada. ACarlos

  18. CHC

    As mídias alternativas estão cada vez mais enfrentando os monopólios da opinião pública. A Globo que nasceu com capital estrangeiro e que foi muito bem retratada no documentário ” Beyond Citizen Kane (Muito Além do Cidadão Kane, no Brasil) “.

  19. Ancelmo

    Bertoldo, meu caro! Você assistiu AO jornal. Volta pra escola, companheiro, e deixa a análise sobre cobertura jornalística pra quem é do ramo.

  20. Pulso

    Esse Bertholdo tem bala na agulha. Porreta e corajoso. Coloca suas opiniões com coragem e sem ter cargo público pra lhe dar retaguarda.

  21. Bitte

    Zé: Maria ainda deve estar na lata.
    Parreiras: grande amigo véio.
    Dimas: frustrado, eu?
    Como diz o titular deste espaço: hihihihihi!

  22. Germano

    Tá bom. Quem é o Roberto pra opinar sobre qualquer coisa???????????????????????????????????????????????????????

  23. Carlos Antonio

    Caro Dimas,
    Já dizia o poeta inglês Joseph Addison; “É ridículo para um homem criticar o trabalho de um outro se não se distinguiu pessoalmente na mesma realização.”
    Antes de escrever asneira e se queimar, primeiro olhe para o seu rabo e pense… Depois procure algo para fazer. Pessoas desocupadas e recalcadas só servem para encher o saco e falar mal dos outros. Você mostrou que é uma delas.
    Seja inteligente, ou melhor, vá se tratar.
    Participe do blog do Zé tendo opiniões construtivas, faça a diferença no meio de tantos posts.
    Quem escreveu, agora, pouco importa. Uma pena que pense assim de um grande jornalista, quem sabe um dia, nem que seja em outra vida, você faça algo melhor que ele ou que qualquer outra pessoa.
    Sem mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.