16:18Zózimo Bulbul, adeus

Do G1

Morre no Rio o diretor e ator Zózimo Bulbul

Segundo a família, ele lutava contra o câncer havia sete meses. Bulbul foi primeiro protagonista negro de uma novela brasileira.

Morreu na manhã  desta quinta-feira (24) o diretor e ator Zózimo Bulbul, aos 75 anos. De acordo com a jornalista Mariana Moura, ele estava em casa e lutava desde junho de 2012 contra um câncer no colo do intestino. Segundo a família, o velório começa às 16h desta quinta na Câmara dos Vereadores do Rio. Bulbul trabalhou até novembro do ano passado. Em 1969, Bulbul atuou em “Vidas em Conflito”, da TV Excelsior, se tornando o primeiro negro a ser protagonista de uma novela brasileira. Foi ainda um dos principais atores do cinema novo. Ele é um dos ícones negros dos anos 1960 pelos trabalhos na TV e no cinema. Zózimo Bulbul também dirigiu filmes importantes, como “Abolição” e o curta “Alma no olho”, que faz uma metáfora sobre a escravidão e produzia o festival de cinema negro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>