17:08Campeãs no rugby

Do jeito que veio:

Meninas do CuritibaRugby conquistam o título de Campeãs Brasileiras de Rugby Seven´s

Neste final de semana, o time composto pelas meninas do Curitiba Rugby Clube e três convidadas também do Paraná, conquistaram o Campeonato Brasileiro de Rugby Seven´s/M18* na Copa Cultura Inglesa, em Embu das Artes, São Paulo. Quase todas na faixa dos 15, 16 anos, chegaram ao Rugby através do projeto social VOR – Vivendo o Rugby. Segundo o ex-diretor esportivo do Curitiba Rugby Clube e atual Secretário Municipal de Esportes, Aluísio Dutra, isso faz toda a diferença:  “O sucesso dessas meninas se deve, em grande parte, ao fato de terem revelado seus talentos no esporte muito cedo, através de um projeto social. Porém, é importantíssimo destacar que é a integração entre os projetos sociais e os projetos esportivos que permite que continuem dentro do esporte.”

O projeto social VOR – Vivendo o Rugby, utiliza metodologia própria e atende centenas de crianças de Escolas Municipais de Curitiba, com idade entre 11 e 16 anos. É apoiado pelo Governo Federal, através da Lei de Incentivo aos Esportes, pelo Governo Estadual, que fornece o campo para os treinos, pela Prefeitura, que fornece os ônibus para o transporte das crianças ao campo. Também por importantes patrocinadores. Os alunos que se destacam no esporte mas não têm condições financeiras para continuar treinando ou competindo, são acolhidos pelo projeto esportivo RPS – Rugby para Sempre, onde recebem auxílio para transporte, viagens, inscrições nos campeonatos, etc.

Para ir mais além, o Curitiba Rugby tem também um contrato com a Unibrasil, que fornece bolsas de estudo aos alunos que se destacam nesses programas. Assim, além de jogadores, o Curitiba Rugby Clube e seus patrocinadores estão formando também cidadãos aptos ao mercado de trabalho.

*Seven´s é modalidade olímpica de rugby que é praticada com sete jogadores de cada time em campo. M18 é a categoria “Menores de 18 anos”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.