19:32SPONHOLZ no Dante

Da coluna do cartunista e escritor Dante Mendonça no Paraná online:

Vida pública e privada em Ponta Grossa

Roque Sponholz

Depois do monumento ao “Cocô Desconhecido”, agora o banheiro “transparente” de Ponta Grossa ganhou repercussão internacional. Um jornal britânico publicou a história e questionou os “atrapalhados” arquitetos: “Isso não é levar o conceito de banheiro público um pouco a sério demais?”. Arquiteto e urbanista, Roque Sponholz é a pessoa certa para falar sobre a “vida pública” da cidade de suas raízes, onde é professor de planejamento urbano.Também chargista dos mais produtivos do Brasil, a obra de Sponholz pode ser encontrada aqui: www.sponholz.arq.br

– Ponta Grossa é berço de grandes cartunistas. Não seria essa vocação o que tem levado tantos políticos de Ponta Grossa a se acharem também humoristas?

Roque: Com a diferença de que os cartunistas fazem do humor coisa séria, já os  políticos fazem humor com a coisa séria.

– Como arquiteto, você poderia nos dizer a principal utilidade de um banheiro transparente?

Roque: Entre várias, a principal delas é a de que como todos estão te vendo, você não precisa mais gritar: “Tem geeente!”.

– Quanto à escultura fecal que por muito tempo assombrou o povo de Ponta Grossa em praça pública, junto com o banheiro transparente, não seria isso a expressão de alguma ideologia política local?

Roque: Sem dúvida, pois tudo se faz na mais absoluta transparência. Obrar aos olhos do povo é a maior prova de democracia participativa que existe.

– Qual será a próxima a próxima obra pública de aspecto sanitário e fisiológico nos Campos Gerais?

Roque: Espero que seja um grande rolo de papel higiênico para limpar tudo o que ainda estiver sujo.

– O melhor defeito e a pior qualidade de Ponta Grossa?

Roque: O melhor defeito é a sua topografia, consequentemente sua pior qualidade é ser uma cidade cheia de altos e baixos.

Compartilhe

3 ideias sobre “SPONHOLZ no Dante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.