17:31Concursos públicos municipais podem ter cotas para idosos

Da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba:

Proposta apresentada na Câmara Municipal de Curitiba prevê cota para pessoas idosas em concursos públicos promovidos pelo Executivo, para a administração direta, indireta, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. O projeto de lei é de autoria do vereador Serginho do Posto (PSDB). O texto define a reserva de 10% das vagas a serem oferecidas para pessoas com mais de 60 anos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo impedir a aplicação da cota. O benefício deverá ser requerido pelo candidato no momento da inscrição. Ainda conforme a proposta, as vagas que não forem preenchidas poderão ser redistribuídas aos demais candidatos, aprovados na ordem de classificação.

Em sua justificativa, o parlamentar resgatou números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta que, entre 1991 e 2000, o número de idosos no país cresceu 17%. “A população brasileira vive hoje, em média, 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% desses idosos vivem com os seus filhos e os sustentam”.

Conforme Serginho do Posto, o projeto teve a preocupação de considerar situações em que o provimento do cargo é incompatível com o idoso, justamente em virtude da idade, como, por exemplo, concurso para policial que irá trabalhar diretamente na rua em perseguição a criminosos. Se aprovada a proposta, o Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei.

Compartilhe

8 ideias sobre “Concursos públicos municipais podem ter cotas para idosos

  1. Motoqueiro Infernal !!!

    Paternalismo eu conheço… mas agora tô perdido… vou avisar meu véio, mas não sei se ele vai querer entrar na PMC, os pisos estão tão defasados que hoje eu sou o mais pobre da família! Inclusive tô devendo uma grana prá ele e não consigo pagar… só dá prá cerveja…

  2. antonio carlos

    Que beleza, apoiado vereador, assim posso voltar a trabalhar. E novamente ser barnabé, como fui a vida toda. Engana que eu gosto. ACarlos

  3. Olavo

    Não acho assim tão ridicula a lei.
    Seria uma especie de frente de trabalho aos idosos que já não tenham uma aposentadoria, já que as empresas privadas fogem dos que passaram dos 50, 60.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.