8:07Gaeco prende Paulo Furiati sob suspeita de fraude em licitações

Do G1

Ex-prefeito da Lapa, no PR, é preso suspeito de fraude em licitações

Ele e outras oito pessoas foram presas durante a operação “Quadro Negro”. Operação visa combater fraudes em licitações na área de educação.

O ex-prefeito da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, Paulo Furiati, foi preso durante a operação “Quadro Negro” do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. A operação tinha como objetivo o combate a fraudes em licitações na área de educação. A prisão do ex-prefeito foi realizada na tarde de sexta-feira (11).

Foram expedidos 11 mandatos de prisão e 11 de busca em apreensão no Paraná, nas cidades de Sarandi, Lapa, Araucária, Palmeira, Curitiba, e nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e no Distrito Federal. Ao todo, nove pessoas foram presas.

De acordo com o Gaeco, os presos devem responder por fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha. A estimativa é que as irregularidades nas licitações das duas cidades podem ter criado um prejuízo de R$ 400 mil aos cofres públicos.

O início das investigações se deu há cinco meses, no Gaeco de Londrina e depois se espalhou por outras cidades. A operação de sexta-feira tem o apoio Gaecos de Santa Catarina, Distrito Federal e Minas Gerais.

A advogada de Furiati foi procurada, por telefone, pelo G1 para comentar o assunto, mas até a publicação da reportagem ela não havia sido localizada.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.