0:36Paulo Salamuni eleito presidente da Câmara de Curitiba

Da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Curitiba:

Salamuni é eleito presidente da Câmara de Curitiba

Em sessão especial realizada na tarde desta quarta-feira (2), os vereadores de Curitiba elegeram Paulo Salamuni (PV) para o cargo de presidente da Casa. Também foram escolhidos os demais integrantes da Mesa. A primeira e a segunda vice-presidência serão ocupadas, respectivamente, por Tito Zeglin (PDT) e Julieta Reis (DEM). Ailton Araújo (PSC), Serginho do Posto (PSDB), Zé Maria (PPS) e Jairo Marcelino (PSD) ocuparão a primeira, segunda, terceira e quarta secretarias. Foram eleitos, ainda, os vereadores Noemia Rocha como  corregedora da Casa e Chico do Uberaba (PMN), vice-corregedor.
Exceto para o cargo de presidente, para o qual também houve o registro de candidatura do vereador Professor Galdino (PSDB), os demais cargos concorreram em chapa única. O consenso foi possível após a criação de um bloco partidário, formado por 34 vereadores de 15 partidos, do qual só ficou de fora o PSB. A criação de blocos é uma inovação prevista no Regimento Interno da Câmara, que foi totalmente revisado na legislatura anterior.
Em seu discurso de posse, o novo presidente assumiu o compromisso de trazer para a Câmara a realidade do cotidiano dos cidadãos e garantiu que os direitos sociais da população serão respeitados. Já a respeito do alto índice de renovação na instituição, que chega a quase 50% das cadeiras, Paulo Salamuni afirmou que os número expressa o desejo dos curitibanos por novas práticas políticas. “Agora, cabe a nós, dar uma resposta que recupere o vínculo do parlamento com a soberania manifestada no voto popular”. Por fim, Salamuni ressaltou a necessidade de reaproximar a população da Câmara, com a realização de sessões plenárias nos bairros e prometeu uma gestão voltada para a ética e a total transparência.

Confira como ficou a composição da Mesa

Paulo Salamuni (PV) – presidente
Tito Zeglin (PDT) – primeiro vice-presidente
Julieta Reis (DEM) – segunda vice-presidente
Ailton Araújo (PSC) – primeiro-secretário
Serginho do Posto (PSDB) – segundo-secretário
Zé Maria (PPS) – terceiro-secretário
Jairo Marcelino (PSD) – quarto-secretário

Compartilhe

Uma ideia sobre “Paulo Salamuni eleito presidente da Câmara de Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.