19:12Os líderes na Câmara

Da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba

Bancadas partidárias definem lideranças

As bancadas dos 16 partidos políticos que passaram a integrar a Câmara Municipal de Curitiba para o mandato 2013-2016 já fizeram as escolhas dos seus líderes. A maior bancada, que agora passa  ser a do PSC, com seis integrantes, terá Mestre Pop como líder. Carla Pimentel ficará na primeira vice-liderança e Tiago Gevert, na segunda. A bancada ainda é integrada pelos vereadores Ailton Araújo, que vai desempenhar as funções de primeiro-secretário da Mesa, Bruno Pessuti e Rogério Campos.

Duas bancadas têm quatro integrantes cada uma, as do PSDB e PSB. Os tucanos escolheram o vereador Professor Galdino como líder. Nas vices ficaram Serginho do Posto e Felipe Braga Côrtes. Completa a bancada o vereador Beto Moraes.     O PSB, que terá conduta independente neste início de mandato, indicou Tico Kuzma, Colpani e Mauro Ignácio para ocuparem a liderança, a primeira  e segunda vices.

As bancadas do PT, PV e PPS, com três membros cada, escolheram a vereadora Professora Josete, Cristiano Santos e Helio Wirbiski, respectivamente, como  líderes.  Nas vice-lideranças estarão  Jonny Stica, Aladim Luciano e Paulo Rink. Pedro Paulo  e Zé Maria responderão pelas segundas vices, considerando que o vereador Paulo Salamuni, membro da bancada verde, foi eleito presidente da Casa.
Cinco partidos têm dois integrantes. Julieta Reis, do DEM, fará parte da Mesa, na segunda vice-presidência, e Sabino Picolo será o líder. O PP terá Aldemir Manfron na liderança e Toninho da Farmácia, na vice.  Jorge Bernardi será o líder do PDT e Tito Zeglin, que será vice, também integrará a Mesa, como primeiro vice-presidente. O PTB  definiu Pier Petruzziello como líder e Geovane Fernandes,  vice. O PSDC ficou com Cacá Pereira na liderança e Chicarelli como vice.
Outros cinco partidos têm apenas um integrante. É o caso do PSD, com Jairo Marcelino, que vai ocupar a quarta-secretaria da Casa; do PMDB, que ficou apenas com a  vereadora Noemia Rocha, eleita nova corregedora, e, na sequência, o PSL, com Dirceu Moreira; PRB, com Valdemir Soares, e o  PMN, com Chico do Uberaba.
O vereador Pedro Paulo será o novo líder do prefeito na Casa.
Procedimento
Assim como acontece com a  eleição de presidente e dos demais integrantes da Mesa, o Legislativo municipal realiza, já no início da sessão legislativa,  a definição dos líderes, que, por sua vez, farão a indicação proporcional dos membros e presidentes das nove comissões permanentes, seguindo o Regimento Interno da Casa.
Líder de bancada é o porta-voz da sua representação partidária, agindo em seu nome ou também na formação de algum bloco parlamentar.
As sessões plenárias ordinárias terão início do no dia 4 de fevereiro.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.