1:24Mazurkiewicz, adeus

Da Folha.com

Famoso por lances históricos com Pelé na Copa-70, Mazurkiewicz morre no Uruguai

Famoso por dois lances históricos em que Pelé não marcou gol, o ex-goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiewicz morreu na madrugada desta quarta-feira, em Montevidéu, aos 67 anos.

O jogador estava internado desde 24 de dezembro com problemas respiratórios, aos quais se somaram complicações renais.Reverenciado como um dos melhores goleiros da história, Mazurkiewicz defendeu o Atlético Mineiro entre 1971 e 1974. Pela seleção uruguaia, jogou as Copas do Mundo de 1966, 1970 (quando foi eleito o melhor do Mundial) e 1974. Conquistou ainda a Copa América de 1967.

Até piorar e ser internado, Mazurkiewicz atuava como treinador de goleiros do Peñarol. Com o clube, conquistou recentemente o título de campeão do Torneio Apertura do campeonato nacional.

HISTÓRIA

No Mundial de 1970, no México, o jogador era titular na equipe que enfrentou o Brasil, nas semifinais. Em um dos famosos lances da partida, tomou um drible de corpo de Pelé na entrada da área, mas o ‘Rei’ acabou finalizando para fora. No mesmo jogo, cobrou mal um tiro de meta, e o camisa 10 brasileiro emendou de primeira, mas Mazurkiewicz se recuperou encaixando a bola.

Apesar dos esforços do goleiro, o Brasil acabou vencendo aquela partida por 3 a 1. Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino marcaram os gols da vitória dos futuros campeões do mundo, de virada, após Cubilla abrir o placar.

A jogada marcante, entretanto, foi o drible da vaca de Pelé sem toque na bola. O lance foi inclusive recriado por computação gráfica, décadas depois, simulando um gol que jamais ocorreu em uma propaganda para a Volkswagen.

Apelidado de Chiquito e com apenas 1,79 m de altura, Mazurkiewicz foi revelado no Racing de Montevidéu. Antes de defender o Peñarol, também jogou no Granada, da Espanha, no Cobreloa, do Chile, e no América de Cáli, da Colômbia. Retornou ao time ‘aurinegro’ da capital uruguaia e lá ficou até o fim da carreira, em 1981.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.