17:02Keiji Nakazawa, adeus

Da Agência EFE

Morre Keiji Nakazawa, autor do icônico mangá sobre a bomba de Hiroshima

O quadrinista japonês Keiji Nakazawa, autor do icônico manga “Gen – Pés Descalços”, sobre o bombardeio atômico na cidade de Hiroshima em 1945, morreu aos 73 anos em um hospital desta cidade vítima de câncer de pulmão, informaram nesta terça-feira seus familiares.

Nakazawa, que morreu na última na quarta-feira, baseou essa icônica série de quadrinhos em sua própria experiência durante e depois da bomba atômica do dia 6 de agosto de 1945. Nesse dia, o epicentro da explosão acabou inspirando o desenhista, que tinha apenas seis anos de idade na ocasião.

A explosão da bomba ocorreu a pouco mais de 1 quilômetro de distância de Nakazawa, que chegava ao colégio e saiu imune graças a um muro que o livrou de todo o impacto. No entanto, por conta dessa mesma explosão, o jovem perdeu o pai, uma irmã e um irmão.

No mesmo dia da explosão, a mãe de Nakazawa, que também sobreviveu, deu à luz a uma menina, a qual morreria pouco tempo depois.

Após desenhar vários relatos sobre o bombardeio, ele começou a publicar “Gen – Pés Descalços” em 1973.

Em 1966, após a morte de sua mãe, vítima de câncer, Nakazawa decidiu começar a narrar suas lembranças relacionadas ao bombardeio. Na ocasião, o autor afirmou que sua motivação veio com a descoberta de que o césio radioativo tinha transformado os ossos de sua mãe em pó, ao invés de cinzas, após sua incineração.

Próxima à autobiografia, de tom antibelicista e muito crítica com a militarização da sociedade japonesa antes e durante a Segunda Guerra Mundial, a obra é, segundo os analistas, a história em quadrinhos que melhor narra o bombardeio de Hiroshima.

“Gen – Pés Descalços” foi traduzida para mais de dez idiomas, entre eles o português (entre 2000 e 2001, a Conrad Editora publicou quatro volumes do mangá no Brasil), e vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo, segundo a editora Choubunsha.

O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, declarou hoje sua esperança de que essa história em quadrinhos “chegue às novas gerações” de leitores para transmitir o horror do bombardeio atômico no Japão e no mundo todo, segundo declarações reproduzidas pela agência “Kyodo”.Por causa de diabetes e dos primeiros sintomas das cataratas, Nakazawa anunciou sua aposentadoria em 2009, sendo que, em setembro de 2010, foi diagnosticado com câncer de pulmão.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.