10:33Repórter do Paraná deixará o país após ser ameaçado

Da Folha de São Paulo, em reportagem de Estelita Carazzai:

Um repórter do jornal “Gazeta do Povo”, de Curitiba, está sob proteção e deverá deixar o país em razão de ameaças recebidas após publicação de denúncias contra policiais civis do Paraná.

Ligações feitas anteontem à Redação e aos diretores do jornal informaram que havia um plano para metralhar a casa do profissional que coordena a série de reportagens, Mauri König, 46.

Os proprietários da empresa também foram ameaçados.

König, repórter há 22 anos e vencedor de dois prêmios Esso Regional Sul, está sob proteção de seguranças e deixará o país nesta semana.

Os outros três jornalistas responsáveis pela publicação –Felippe Aníbal, Diego Ribeiro e Albari Rosa– também estão sob proteção.

O Gaeco, grupo formado por policiais e promotores que combatem o crime organizado, investiga o caso. O governo do Paraná declarou estar à disposição do jornal.

A série “Polícia Fora da Lei”, publicada em maio, denunciou o mau uso de verba pública por policiais, entre outras irregularidades. O material foi finalista do Prêmio Esso Regional Sul deste ano.

Anteontem, uma sequência da série foi publicada, informando que as investigações estão paradas.

“Em maio, alguns policiais usaram um blog para postar ameaças contra nós”, disse König à Folha. “Agora é mais grave. É uma ameaça extensiva à minha família”, disse ele, que também é diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Anteontem, o conselho da Polícia Civil rebateu a notícia, disse que as denúncias estão sob investigação e fez críticas à “Gazeta do Povo”.

A Secretaria da Segurança Pública declarou que “não permitirá qualquer forma de ataque aos jornalistas que cumprem com seriedade e dedicação as funções que abraçaram”.

9 ideias sobre “Repórter do Paraná deixará o país após ser ameaçado

  1. Claudionor

    Esses policiais não são de nada… Quem é perseguido por horas a fio sem desconfiar, caindo como patinho, não é capaz de sequer assustar uma mosca.. Por isso é que a segurança no Paraná é um caos!! Não tem nada a ver com falta de investimento, mas, sim, com falta de competência e moral.

  2. Marcos

    O Paraná precisa urgentemente da atuação da Policia Federal. Cana na máfia da Policia Civil! Não farão qualquer falta.

  3. Peter Zero

    O policial não deveria estar acima da lei, mas boa parte pensa que está, inclusive agem como juíz e algoz, eis o exemplo.

  4. Conde Edmundo Dantas

    A Gazeta produziu uma reportagem com informações falsas sobre existirem policiais respondendo processos e sendo promovidos. O Conselho da Polícia Civil emitiu nota mostrando a falta de credibilidade daquilo que é publicado neste jornal (não existem policiais respondo a processos sendo promovidos) e, logo em seguida, a Gazeta divulga que os repórteres que outrora fizeram a matéria sofreram ameaças. No mínimo a coincidência é muito estranha. Tá cheirando igual a conversa telefônica entre Membro do Ministério Público , Procurador de Justiça e ex-Senador Demostenes Torres e Gilmar Dantas …ops … Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal, e que acabou colocando em liberdade Daniel Mendes …ops… Daniel Dantas e mandou às favas todos os crimes apurados na operação Satiagraha. Ei Brasilzão velho de guerra, aqui o crime compensa, a mentira campeia, a incompetência graça e a ignorância brota !!!!!

  5. antonio carlos

    Papo furado, o que a Gazetosa quer é ibope, o pessoal lá da praça Carlos Gomes está precisando de credibilidade, coisa que perdeu há muito tempo. Contem outra porque esta não colou. ACarlos

  6. Wagner Wolff

    Eu duvido dessas ameaças isso é mais um xilique da gazeta do povo que acha que está acima do bem e do mal . Esses delegados que foram denunciados na reportagem foram promovidos agora eles não iam perder tempo com ameaças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>