12:36Transporte especial

Pela causa:

O prefeito Luciano Ducci lançará nesta quinta-feira (20) o projeto Acesso, um serviço de transporte especial porta a porta para atender pessoas com deficiência residentes em Curitiba sem condições de deslocamento usando os ônibus convencionais. O transporte será feito com nove micro-ônibus, um para cada regional da cidade.

Os ônibus farão o transporte de ida e volta de casa até serviços de saúde e reabilitação, com acompanhamento de um atendente capacitado. O projeto será administrado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A secretaria estima o transporte de 60 pessoas com deficiência por dia, no início da circulação dos ônibus. “A previsão é que o número de usuários aumente gradativamente, de acordo com a demanda do serviço”, diz o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz.

Para serem atendidos, os beneficiários precisam se cadastrar no projeto em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde será avaliada a condição socioeconômica de cada um. Depois receberão uma carteirinha de usuário, sem a qual não terão acesso ao transporte.
Além da carteirinha, o usuário deverá estar acompanhado por um maior de idade. Os micro-ônibus também poderão ser usados para atendimento socioassistencial ou serviço oferecido por Centro Municipal de Atendimento Especializado, desde que não continuado.

SAIBA MAIS

Quem poderá usar:
– pessoas sem autonomia relacionada às questões motora, emocional ou intelectual para utilizar os demais meios de transporte coletivo existentes, mesmo que receba auxílio de um adulto.
– o usuário deverá ter renda familiar que não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.
Funcionamento:
– os ônibus vão circular de segunda a sexta-feira (excetos feriados), das 7h às 19h.

Destinos:
– O Acesso conduzirá as pessoas com deficiência de suas casas até serviços de saúde – consultas, exames, habilitação, reabilitação.
– Fará atendimentos socioassistenciais não continuados.
– Atenderá serviços oferecidos pelos Centros Municipais de Atendimento Especializados não continuados.

Para se cadastrar:
– Dirigir-se aos CRAS da região onde mora, onde será feita uma avaliação das condições de vida dos beneficiários e outra médica.
– Depois, deve comparecer na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com as avaliações feitas nos CRAS e documentos de identificação. O beneficiário receberá sua carteirinha de usuário. A carteirinha deverá ser apresentada aos motoristas dos ônibus.

Agendamento:
– o primeiro agendamento poderá ser feito no momento da emissão da carteirinha.
– para agendar é preciso ligar para a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo telefone 3262-1314. O atendente anotará os dados do usuário e fará o agendamento para buscar a pessoa em casa no dia e horário solicitados.
– o agendamento também poderá ser feito pela internet: [email protected].

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.